A Universidade de Brasília(UnB) anunciou, nesta segunda-feira (5), que não conseguirá realizar pagamentos em dezembro. A publicação se deu após o novo bloqueio de verbas feito pelo Ministério da Educação (MEC) nos orçamentos de universidades e institutos federais.
A instituição informou em nota que a situação financeira se tornou “insustentável”. O corte ocorreu na quinta-feira (1º) e bloqueou mais de R$ 17 milhões da universidade.
O MEC afirmou na sexta-feira (2), que o ministro Victor Godoy estava buscando “soluções junto ao Ministério da Economia em relação aos bloqueios e contingenciamento”. De acordo com a nota, não há recursos para pagar o auxílio estudantil, contratos do Restaurante Universitário, da segurança, de manutenção e de limpeza.
Os departamentos de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional e de Administração da instituição concluíram que “a Universidade está impossibilitada de efetuar pagamentos das despesas já liquidadas e de realizar novos empenhos”.
A universidade não concorda com a decisão do governo federal e diz que os cortes afetam diretamente os estudantes de baixa renda. ”A UnB repudia veementemente essa situação e a herança calamitosa na Educação, Ciência e Tecnologia que o governo federal parece ter decidido deixar para o seu sucessor, em janeiro de 2023”.