A pesquisa Consumer Pulse, feita pela empresa de informações TransUnion divulgou dados onde revelam que a cada 10 famílias brasileiras, 4 não conseguiram pagar as contas entre os meses de abril e junho.
O levantamento relata que a fatura do cartão de crédito foi o que mais preocupou os entrevistados. 41% não conseguiram arcar com todas as contas e deixaram pelo menos um compromisso financeiro para trás.
Os dados são referentes ao segundo trimestre deste ano. Entre os entrevistados, 79% se mostraram preocupadas com o impacto da inflação. E um 86% pretendiam mudar o que e quanto compram.
A perda de emprego ou redução de salário, fez com que, 4 em cada 10 familias ficassem sem dinheiro suficiente para as compras do mês.
Em julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve queda de 0,68%. Antes disso, o Brasil havia vivido 25 meses seguidos de alta de preços. Já são 11 meses seguidos com a inflação anual acima de dois dígitos.
Claudio Pasqualin, vice-presidente de Soluções da TransUnion Brasil avalia que “a preocupação do brasileiro com a inflação reflete imediatamente na vida financeira da população”.
Segundo Pasqualin, desde o início de 2022, essa foi a principal queixa em relação às finanças. Ele ressalta que é difícil se planejar quando não se sabe qual será a taxa de inflação dos próximos dias.
Mais da metade dos entrevistados tomaram medidas para diminuir as despesas. 57% cortaram gastos como alimentação fora de casa, viagens e entretenimento. E 24% já haviam reduzido ou cancelado serviços digitais.
Ainda de acordo com a pesquisa, 43% das pessoas que responderam, realizam compras e tranzações online. Dessas, 27% já foram alvo de fraude.
No entanto, mesmo com a pressão econômica, 73% indicaram que estão otimistas para o futuro de suas finanças.
O Consumer Pulse Study do segundo trimestre de 2022 foi baseado em um levantamento de 1.013 pessoas adultas brasileiras, realizado entre 26 de maio e 03 de junho de 2022.