O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), amplia o transporte de vizinhança, o Zebrinha, voltado à circulação interna dos bairros e à conexão com áreas comerciais, rodoviárias e estações de metrô.
O serviço hoje alcança 17 regiões administrativas e transporta cerca de 20,7 mil pessoas por dia. A Semob-DF estuda novas áreas para receber o serviço. Antes era restrito ao Plano Piloto.
Em Águas Claras, primeira região fora do centro de Brasília a receber o Zebrinha, o número de viagens foi ampliado e há expectativa de crescimento adicional.
“Para implantar uma nova rota, o governo considera dois fatores principais: o interesse de deslocamento, isso é, para onde e como os usuários querem viajar, e a existência de demanda suficiente que justifique o investimento, já que o governo subsidia parte da tarifa”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Atualmente, o Zebrinha opera com 68 veículos, e a secretaria estuda novas expansões para o primeiro semestre do próximo ano. Como os ônibus são menores, precisam ser encomendados especificamente para o serviço.
Entre as ações de maior impacto está o programa Vai de Graça, que democratizou a circulação no transporte público aos domingos e feriados. Desde o início do programa, mais de 20,4 milhões de viagens gratuitas foram realizadas, considerando também datas especiais com ampliação do benefício.
Antes da medida, o transporte público registrava média de 270 mil acessos aos domingos; hoje, são cerca de 500 mil, um crescimento de 70%, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade.
Esse número é superior ao da maior cidade brasileira com tarifa zero universal, Caucaia (CE), que registra cerca de 385 mil passageiros. Brasília possui o maior programa de gratuidade dominical do país, que inclui ônibus e metrô em todo o território do DF.

