O ASSUNTO É

Vai de Graça encerra 2025 com 31,6 milhões de viagens nos ônibus e metrô do DF

Publicado em

O programa Vai de Graça encerrou 2025 com 31.667.479 viagens realizadas sem a cobrança de passagens nos ônibus e metrô do Distrito Federal. De acordo com os dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), o programa funcionou durante 69 dias, incluindo domingos, feriados e datas em que o benefício foi estendido por meio de decreto do Governo do Distrito Federal (GDF).

“Tivemos um aumento substancial na utilização do transporte público coletivo do DF, beneficiando a população em seus deslocamentos para eventos culturais, áreas de esporte, lazer e turismo, além de aumentar o movimento também no comércio local”, avaliou o titular da Semob-DF, Zeno Gonçalves.

Segundo o secretário, a média de viagens aos domingos, que antes do programa girava em torno de 270 mil acessos por dia, subiu mais de 70% com as passagens gratuitas, passando para uma média de 458 mil acessos diários. “O Vai de Graça contribuiu para o incremento no sistema de transporte do DF, que registrou 360.604.983 acessos em 2024, subindo para 388.597.835 acessos em 2025”, comparou Zeno.

O programa Vai de Graça começou a funcionar em 1º de março de 2025. Devido ao Carnaval, o primeiro mês foi o mais movimentado, com mais de 4,9 milhões de acessos. Um pouco acima em relação a abril, mês do aniversário de Brasília e Semana Santa, que fechou em 4,8 milhões de viagens de graça. Nos meses seguintes, a média mensal foi abaixo de três milhões de acessos.

Nosso Natal

No período de 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, o programa Vai de Graça foi estendido por decreto do GDF para beneficiar as pessoas que participaram do evento Nosso Natal, na Esplanada dos Ministérios. Além de funcionar o dia todo aos domingos e feriados, o programa funcionou nos demais dias com passagens de graça entre 18h e 23h, em todas as linhas de ônibus e no metrô.

Ao todo, foram 16 dias com transporte de graça para a população, e o sistema registrou 3.706.140 acessos ao transporte público coletivo do DF, nesse período. Os maiores movimentos foram registrados aos domingos, dia 21, com 548.060 viagens, e no dia 28, com 463.050 acessos. No feriado de Natal (25), houve 257.735 viagens pelo Vai de Graça.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Do “ capitão capiroto” ao “sapo barbudo”: o disco arranhado de Chico Vigilante

Chico ergue novamente a bandeira contra um suposto “cartel da gasolina” no DF, agora com aumento de R$0,10 no ICMS aprovado pelo Confaz de Fernando Haddad. Antes culpava o “Capiroto” Bolsonaro; hoje o “Sapo Barbudo” escapa ileso do discurso do distrital.

Mais Radar

Nota Legal: prazo para indicar créditos do IPTU ou IPVA vai até o dia 20

Se encerra no próximo dia 20 o prazo para indicação do Nota...

IPVA: prazo para contestação de valor é de 30 dias

Os valores e datas do pagamento do Imposto sobre Propriedade de...

GDF inicia 2026 com planejamento fiscal e responsabilidade orçamentária

A limitação da despesa pública para o início do exercício financeiro...

Centro Interescolar de Esportes oferece 2 mil vagas em 2026

O Centro Interescolar de Esportes (Cief), da Secretaria de Educação do...

Site com informações sobre a nova CNH no Distrito Federal é lançado

Informações sobre a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.