Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a Unidade de Proteção Social (UPS) 24 Horas auxilia na assistência à população mais vulnerável do Distrito Federal.
A ação é direcionada à pessoas em situações de risco pessoal e social em função de alguma calamidade pública ou emergência e desabrigados devido à remoção de edificações em áreas irregulares no perímetro urbano e rural.
“A Unidade de Proteção Social 24 Horas é um pouco diferente das outras unidades da secretaria. O primeiro objetivo é atender as famílias em situação de calamidade, como na época das chuvas, do frio e do calor”, explica Luciana Leão, especialista em Assistência Social Referência para o Serviço de Calamidades da Sedes-DF.
Em janeiro deste ano foram registrados 35 atendimentos. No ano passado, a unidade realizou 393 atendimentos entre levantamentos socioeconômicos, acompanhamento a operações de derrubada e ações de calamidade pública.
A unidade física está localizada na 614/615 Sul. Os serviços são realizados em parceria com a Defesa Civil, a Secretaria de Proteção à Ordem Urbanística (DF Legal), o Instituto Brasília Ambiental, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).