A Universidade do Distrito Federal (UnDF) passa a integrar a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), um sistema de colaboração e recursos voltado para a inovação e desenvolvimento em pesquisa e educação.
“Essa conquista é especialmente gratificante, porque reflete um compromisso real com o futuro da educação”, ressalta o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da instituição, Alan Silva Macedo.
Dentre os benefícios, a integração da UnDF ao Sistema RNP inclui o acesso a uma rede de alta velocidade, suporte a projetos de pesquisa colaborativa, recursos educacionais e ferramentas tecnológicas.
O projeto permite acesso a eventos e treinamentos, além de possibilitar o envolvimento em iniciativas que promovem a inovação e o avanço científico e educacional.
Para operacionalizar a adesão, a UnDF conta com a parceria da Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep-DF GigaCandanga), que oferece uma infraestrutura de rede sólida e confiável com conexões de internet de alta velocidade.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma associação privada sem fins lucrativos, qualificada, desde 2002, como organização social (OS) para a execução dos objetivos e metas do Programa Interministerial de Implantação e Manutenção da RNP.
A iniciativa promove a implantação de redes metropolitanas comunitárias nas 27 cidades que abrigavam pontos de presença da RNP. São mais de 40 redes metropolitanas, com mais de 500 instituições participantes.
Por meio dos serviços que fornece, a RNP permite acesso a informações científicas em diversas áreas — bases de dados, e-books, periódicos científicos eletrônicos — que se encontram disponíveis, entre outros canais, no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).