O ASSUNTO É

UnDF passa a integrar a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Publicado em

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) passa a integrar a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), um sistema de colaboração e recursos voltado para a inovação e desenvolvimento em pesquisa e educação.

“Essa conquista é especialmente gratificante, porque reflete um compromisso real com o futuro da educação”, ressalta o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da instituição, Alan Silva Macedo.

Dentre os benefícios, a integração da UnDF ao Sistema RNP inclui o acesso a uma rede de alta velocidade, suporte a projetos de pesquisa colaborativa, recursos educacionais e ferramentas tecnológicas.

O projeto permite acesso a eventos e treinamentos, além de possibilitar o envolvimento em iniciativas que promovem a inovação e o avanço científico e educacional.

Para operacionalizar a adesão, a UnDF conta com a parceria da Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep-DF GigaCandanga), que oferece uma infraestrutura de rede sólida e confiável com conexões de internet de alta velocidade.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma associação privada sem fins lucrativos, qualificada, desde 2002, como organização social (OS) para a execução dos objetivos e metas do Programa Interministerial de Implantação e Manutenção da RNP.

A iniciativa promove a implantação de redes metropolitanas comunitárias nas 27 cidades que abrigavam pontos de presença da RNP. São mais de 40 redes metropolitanas, com mais de 500 instituições participantes.

Por meio dos serviços que fornece, a RNP permite acesso a informações científicas em diversas áreas — bases de dados, e-books, periódicos científicos eletrônicos  —  que se encontram disponíveis, entre outros canais, no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo devolveu R$ 1,29 bi a aposentados lesados por descontos

Conforme governo federal, cerca de R$ 1,29 bilhão foram restituídos a aposentados e pensionistas lesados pelo esquema de cobrança de mensalidades descontadas ilegalmente pelo Instituto...

Mais Radar

Distrito Federal lidera ranking de qualidade de vida no Brasil em 2025

Pela primeira vez, o Distrito Federal alcançou o topo do ranking nacional de...

Ativa Mente une tecnologia e saúde para promover qualidade de vida aos idosos

Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) estão desenvolvendo o aplicativo Ativa...

QualificaDF oferece vagas para diversos cursos de qualificação profissional

O QualificaDF Móvel está com vagas abertas para a 11ª Etapa...

Inscrições para o Selo Acessibilidade 2025 estão abertas

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Concurso Selo...

Beneficiários de programas habitacionais assinam contratos de individualização das moradias

Beneficiários do programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab)...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.