O ASSUNTO É

“Te cuida Rollemberg! Você pode ir para a cadeia”, diz defensor público da União

Publicado em

O Defensor Público da União, Kleber Vinicius Melo ao analisar a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal na última quinta-feira (04), que derruba normas estaduais que impedem governadores de responderem a ações penais sem autorização das assembleias legislativas, chegou à conclusão de que a medida facilita a tramitação de processos criminais contra o governador Rodrigo Rollemberg o que pode levá-lo o mais rápido a cadeia

 

barra-radar

letra-no final do ano passado, o defensor Público da União, Kleber Vinicius Melo apresentou um pedido de impeachment contra o governador Rollemberg com provas sobre as pedaladas contábeis, com utilização de recursos do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (IPREV/DF) para pagamento de salários.

O documento também mostrava o cometimento de crime de improbidade administrativa em decorrência de renúncia fiscal do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do DF (Refis-DF); falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs); morte de pacientes por falta de combustível em ambulâncias; Desrespeito aos estudantes por intermédio do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTRANS) ao suspender a concessão de passe livre aos estudantes; o não pagamento das Incorporações de gratificações previstas em 32 leis, aprovadas na CLDF, na gestão do ex-governador, Agnelo Queiroz (PT).

No entanto, nada disso foi visto como um ato agravante e o defensor público viu o seu pedido de impeachment contra Rollemberg ser arquivado pelo deputado Juareizão (PSB), então presidente da Câmara Legislativa e do mesmo partido do governador, sem que tivesse sido pelo menos analisado por uma comissão como determina o rito processual para esse tipo de demanda.

Desde que assumiu o governo, outros seis pedidos de impeachment foram protocolados na CLDF contra Rollemberg. Desses porém, quatro foram arquivados. O último deles, protocolado na CLDF, foi da presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF (SINDSAÚDE-DF), Marli Rodrigues.

Kleber Vinicius disse ao Radar que do ponto de vista jurídico essa medida da Suprema Corte “foi acertada e justiceira” por facilitar o acesso do cidadão comum à justiça para responsabilizar criminalmente uma das mais altas autoridades de um Estado por crimes cometidos sob a sua responsabilidade.

“Historicamente, em todo o país, o Poder Legislativo sempre se coloca em defesa de quem governa e não dos governados. Isso aconteceu, por exemplo, aqui em Brasília onde seis pedidos de impeachment contra o governador Rodrigo Rollemberg, protocolados no ano passado, foram arquivados pela Câmara Legislativa, o que é uma vergonha”, disse o Defensor Publico.

Para Kleber a decisão do STF sobre a abertura de ação penal contra governadores sem depender de autorização prévia das respectivas assembleias legislativas acaba com um dos maiores obstáculos que servia apenas para garantir a impunidade de quem governa.

Kleber disse que vai reapresentar a denúncia para a abertura de processo crimninal contra o governador do DF diretamente ao Ministério Público para que seja remetida ao Procurador Geral da República, Rodrigo Janot.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Em jogo repleto de emoção, Flamengo conquista Intercontinental Sub-20

O Flamengo fez história, na noite deste sábado (23) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ao conquistar o bicampeonato da Copa Intercontinental...

Mais Radar

Vai de Graça ganha novos horários para atender passageiros de quatro regiões

O programa Vai de Graça ampliou a frota para passageiros de...

Cheque Moradia tem valor ampliado para R$ 16 mil

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) anunciou que o...

Hemocentro recebe equipamentos de fisioterapia para coagulopatias

Três novos equipamentos de fisioterapia foram inseridos no atendimento de pacientes...

Transitolândia abre novas vagas de visitação escolar

A Escola Vivencial de Trânsito está com inscrições abertas para escolas...

Educação promove 2ª Jornada de Línguas Estrangeiras da rede pública

A 2ª Jornada de Línguas Estrangeiras da rede pública traz intercâmbio...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.