O governador Ibaneis Rocha (MDB), não está nada satisfeito com a secretária de Turismo Vanessa Mendonça, após descumprir suas determinações e por cometer dois erros considerados gravíssimos que deixaram o emedebista em situação constrangedora. O primeiro deles foi ter induzido o governador anunciar a vinda do Parque Temático da Disney para Brasília, fato desmentido pela empresa americana. O segundo erro de Mendonça foi ter permitido uma empresa de publicidade fazer propaganda do governo com a foto do governador o que é proibido por lei
Toni Duarte//RADAR-DF
Vanessa Mendonça, ex-diretora nacional, responsável pela publicidade e eventos de fluxos turísticos e institucionais do Ministério do Turismo do governo Temer, pode não ter vida longa como secretária de Turismo do governo Ibaneis.
Depois de colocar em uma saia justa no governador Ibaneis Rocha, com a história da vinda do parque da Disney para Brasília, ela atropelou o art. 37, § 1º da Constituição Federal, que diz :
“A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.
A secretária de Turismo Vanessa Mendonça, autorizou a empresa de publicidade Alúmi, espalhar outdoors próximos ao Aeroporto de Brasília com a foto gigante de Ibaneis Rocha e ao lado o slogan: “Uma nova Brasília recebe um novo Brasil”.
A secretária de Turismo ignorou até mesmo uma determinação de governo, instituída por meio do Decreto n° 39.610/2019, que atribui a Secretaria de Comunicação (Secom) a tarefa de “executar a publicidade governamental e campanhas educativas e de interesse público”.
O governador mandou retirar a propaganda de imediato e chamou a secretária de Turismo as falas:
“Não gosto desse tipo de divulgação. O que tem que ser divulgado é a cidade, não eu”, reagiu.
A invasão de competência revelou outros interesses da economista e publicitária Vanessa Chaves de Mendonça que como um pé de vento extrapola as cercanias de sua pasta de turismo.
Ela é proprietária da empresa Vento Bravo Comunicações, cuja agência de publicidade divide a sociedade com o empresário Humberto Junqueira.
A agência, com quase 20 anos de existência, ganhou visibilidade no mercado publicitário de Brasília e clientes de peso, como o Alphaville (é a primeira agência fora de São Paulo que atende essa conta), Grupo Santa Lúcia, Emsa e o Uniceub, além de desenvolver campanhas nacionais para empresas como a hidrelétrica de Belo Monte.
Além disso, a agência vem se tornando uma das maiores especialistas em comunicação para construção civil, com diversos empreendimentos dentro da casa, para clientes de Goiânia, Brasília e até Tocantins.
Com muita sede ao pote a secretária de Turismo do Governo Ibaneis nem se deu conta de que chegou a botar o próprio chefe em uma situação vexatória que poderia ser questionado pelo Ministério Público. Ainda bem que ele foi rápido.
Ibaneis não está gostando da atuação de Vanessa Mendonça, isso é fato.