O ASSUNTO É

Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Publicado em

O Ministério da Saúde intensificou as ações de vigilância do vírus da gripe, em especial ao subclado K, que tem sido mais frequente nos Estados Unidos e Canadá. A ação se dar em resposta ao alerta epidemiológico emitido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Os dados apontam aumento de casos e de internações por gripe em países do hemisfério norte associados ao vírus da Influenza A (H3N2), incluindo países da Europa e da Ásia.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram identificados até agora quatro casos no Brasail do subclado K. A vigilância da influenza é feita a partir do monitoramento de casos de síndrome gripal e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

As ações incluem identificação e diagnóstico precoces, investigação e notificação imediata de eventos respiratórios incomuns, além do fortalecimento das medidas de prevenção e do acesso a vacinas e antivirais para grupos de risco.

O MS traz que “as vacinas disponibilizadas pelo SUS protegem contra formas graves da gripe, inclusive as causadas pelo subclado K. Os grupos mais vulneráveis ao vírus são os mesmos já contemplados como prioritários na campanha de vacinação. A hesitação vacinal, cenário observado em países da América do Norte, contribui para a maior circulação do vírus, especialmente em contextos de baixa adesão à imunização”.

Além da imunização, o SUS oferece gratuitamente antiviral específico para o tratamento da gripe, indicado principalmente para os públicos prioritários, como estratégia complementar para reduzir o risco de agravamento dos casos.

Aderir à vacinação é a principal forma de prevenir casos graves e reduzir hospitalizações.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Triunfo dos moradores: justiça suspende ordem de demolição do RK

Condomínio RK celebra vitória no TJDFT! Des. Roberto Freitas Filho suspende demolição de 2.071 casas e infraestruturas. Mais de 10 mil moradores ganham tempo para regularização, amparados por TAC 002/2007, Lei 13.465/2017 e Lei DF 986/2021.

Mais Radar

SUS faz mutirão com 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Um mutirão com 61,6 mil cirurgias e exames será realizado pelo...

Saúde anuncia rede de hospitais e serviços inteligentes no SUS

Será implementado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) uma rede...

Número de usuários de planos de saúde aumenta em setembro

No mês de setembro, o número de usuários de planos de...

Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher

O Fórum de Mulheres na Saúde foi lançado para debate permanente...

SUS fará cirurgia de câncer de próstata por robô

O Ministério da Saúde incorporou no âmbito do Sistema Único de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.