O ASSUNTO É

Retorno das aulas nas escolas rurais tem 180 km de estradas recuperadas

Publicado em

As equipes de governo estão desde o início do ano trabalhando na conservação de vias não pavimentadas, inclusive das áreas rurais do Distrito Federal. Até o momento, já foram recuperados 180 km que dão acesso às escolas públicas rurais, um impacto positivo que beneficia os 90 mil habitantes das regiões agrícolas.

Além das administrações regionais, fazem parte da ação as secretarias de Governo (Segov) e de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

O secretário de Governo, José Humberto ressalta que o objetivo é dar conforto e segurança à comunidade escolar durante o ano letivo: “Estamos trabalhando na melhoria da trafegabilidade para que os ônibus possam chegar com segurança às escolas e devolver as crianças às suas casa”.

Em 2023, a atuação conjunta de conservação das vias não pavimentadas alcançou a marca de 1.570 quilômetros. Este ano, os trabalhos começaram logo no primeiro mês do ano. Em janeiro, já haviam sido conservados 68 quilômetros de estradas rurais.

“Tivemos um grande problema devido às chuvas, em janeiro, mas o nosso trabalho não parou. Até agora, já fizemos aproximadamente 180 km de estradas não pavimentadas. Estamos priorizando os pontos mais atingidos pelas precipitações que afetam o acesso às escolas”, afirma Luciano Mendes, coordenador do Polo Rural da Segov.

São quatro subpolos rurais atuando nas áreas tipicamente agrícolas. Até a primeira quinzena de fevereiro, as equipes já haviam passado pelo Varjão, Fercal, São Sebastião, Arapoanga, Planaltina, Sobradinho, Santa Maria e Recanto das Emas.

“Fizemos uma força-tarefa muito grande neste fim de semana no sentido recuperar ao máximo as estradas rurais. Nós estamos a postos e estruturados para resolver eventuais problemas em vicinais ainda não asfaltadas que possam atrapalhar o acesso da comunidade escolar”, destacou o secretário de Governo.

Os coordenadores dos polos estiveram com os responsáveis pelas instituições de ensino rurais para colher as demandas da comunidade escolar, a fim de garantir atuação rápida e efetiva.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Duas mil obras públicas geraram 60 mil empregos no DF desde 2019

Desde 2019, duas mil obras públicas concluídas no Distrito Federal geraram cerca de 60 mil empregos. As ações contribuíram para o fortalecimento da economia...

Mais Radar

Duas mil obras públicas geraram 60 mil empregos no DF desde 2019

Desde 2019, duas mil obras públicas concluídas no Distrito Federal geraram...

Faixas de pedestre são símbolos de segurança no DF

A campanha do Maio Amarelo deste ano tem como tema a...

GDF investiu mais de R$ 111 milhões em equipamentos para a Saúde

Pensando em atender melhor a população, o Governo do Distrito Federal...

Cristiano Araújo destaca impacto do Fórum Niemeyer para Brasília

A arquitetura de Oscar Niemeyer é fundamental para a identidade de Brasília, destacando-se por suas linhas curvas e inovadoras que simbolizam a modernidade e o progresso.

Convocados para o QualificaDF devem confirmar matrícula até quinta (2)

Convocados para a 6ª etapa do QualificaDF Móvel têm até esta...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»