O ASSUNTO É

Projeto de redução das administrações será discutido com as comunidades

Publicado em

celina-leaoA presidente da Câmara Legislativa do DF, deputada Celina leão (PDT), garantiu que o projeto do Executivo que trata da reestruturação e redução das regiões administrativas do DF não será levado a apreciação do plenário da Casa sem antes ser debatido nas audiências públicas, ouvindo as comunidades afetadas pela medida do governo.

De acordo ainda com a presidente da CL vai depender muito da vontade popular se deseja ou não extinguir a administração de sua cidade.

celina-leaoA presidente da Câmara Legislativa do DF, deputada Celina leão (PDT), garantiu que o projeto do Executivo que trata da reestruturação e redução das regiões administrativas do DF não será levado a apreciação do plenário da Casa sem antes ser debatido nas audiências públicas, ouvindo as comunidades afetadas pela medida do governo.

De acordo ainda com a presidente da CL vai depender muito da vontade popular se deseja ou não extinguir a administração de sua cidade.

A mensagem do governador Rodrigo Rollemberg tratando do assunto chegou nesta quarta-feira (25) à Casa, mais ainda não foi lida no plenário. Portanto, ainda não foi submetida à apreciação dos deputados. O texto elaborado pela Casa Civil do GDF, sugere a redução do numero das atuais regiões administrativas, hoje 31, para 24, e destaca que a referida proposta é o resultado de discussões ocorridas com a população durante o período eleitoral.

Discordância

“Quero discordar. Em nenhum momento durante o período eleitoral o governador Rollemberg tratou nas suas rodas de conversas de que iria acabar com administrações regionais do DF. Querem reduzir às administrações, porém, vão fazer isso sem extinguir os cargos comissionados. Onde está a economia de gastos?”, disse o deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT). Pelo menos 16 dos 24 deputados distritais já se manifestaram contrários a proposta do governo.

Após questionar o aumento da tarifa de água no DF dizendo que o contribuinte não pode pagar a conta da má gestão e da corrupção, o deputado Rodrigo Delmasso, do PTN, saiu em defesa da manutenção da região administrativa do Jardim Botânico. Conforme a proposta do governador a demanda da região de condomínios, onde moram cerca de 75 mil pessoas, ficará sob o comando da região administrativa do Lago Sul.

Delmasso apresentou aos seus colegas deputados um estudo técnico encomendado por ele que demonstra que a redução das regiões administrativas não causa nenhum impacto relevante na receita do GDF. O parlamentar receberá nesta quinta-feira (26) um grupo de lideranças comunitários da região do Jardim Botânico para discutir o assunto.

Da Redação Radar


“ BANDIDO BOM, É BANDIDO MORTO”, DIZ MICHEL

dr-michel-1O jargão é do deputado Dr. Michel, ao denunciar na tribuna da CLDF que havia sido ameaçada de morte pelo celular, após ter saído em defesa de uma patrulha da Policia Militar que entrou em confronto com um grupo de bandidos que terminaram morrendo na troca de balas. O grupo estava em um carro roubado e já teria feito uma vítima.

Michel, que é delegado de policia, prestou solidariedade aos policias cujo ato havia sido bastante criticado pela mídia. Ao denunciar as ameaças de morte, o parlamentar contou com a solidariedade dos colegas deputados. A presidente Celina Leão determinou que o chefe de segurança da Casa dê início a um processo de investigação com o objetivo de descobrir a origem dos ameaçadores do deputado.

Da Redação Radar


LUZIA DE PAULA QUER CL COM PARTICIPAÇÃO POPULAR

LUZIA DE PAULA 222Ceilândia será a primeira cidade a sediar as reuniões ordinárias itinerantes da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do DF. O dia 18 de março será a data da primeira de uma série de reuniões da CAS nas regiões administrativas, conforme a decisão aprovada nesta quarta-feira (25), em reunião extraordinária da comissão.

A presidente da CAS, deputada Luzia de Paula (PEN), defendeu a proximidade dos trabalhos parlamentares com a população. “É importante envolver as pessoas nas tomadas de decisão sobre temas que estão ligados diretamente à comunidade”, afirmou.

Assessoria Parlamentar


BANCADA FEDERAL DO DF QUER EXPLCAÇÕ DE ROLLEMBERG

BANCADA FEDERALSensibilizar o governador Rodrigo Rollemberg para a causa dos servidores públicos é o objetivo da bancada do DF no Congresso Nacional. Reunidos, ontem, senadores e deputados solicitaram um encontro com o socialista para discutirem as questões financeiras do governo.

Querem saber o tamanho do rombo tão alardeado pela equipe de Rollemberg e querem buscar soluções para o pagamento dos servidores da educação, que estão em greve. O deputado Izalci (PSDB) sugeriu que o governo esclareça à bancada qual a real situação do GDF. “Tem muita conversa e pouca explicação”, argumentou.


ROOSERVELT GANHA CONFIANÇA NO NÚCLEO BANDIRANTE

roosevelt-admAdministrador Regional de Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way. Rooservelt Vilela (PSB) disse ao radar que já está conversando com todas as lideranças das respectivas cidades para decidir sobre uma agenda positiva de ações a serem deflagradas este ano.

Limpeza, podas de arvores e melhoria permanente na segurança pública já são mudanças observadas e sentidas na região, o que aumenta a confiança da população no administrador que se encontra há 38 dias no cargo.

Rooservelt Vilela afirmou inda que o Núcleo Bandeirante, como cidade mãe, e por ter a sua importância econômica, logística e cultural terá um olhar diferenciado constante, mas que a sua gestão irá dar o mesmo tratamento a Candangolândia e ao Park Way

“Sob a orientação do governador Rollemberg, vamos adotar uma gestão democrática e participativa com as comunidades da nossa região como direito fundamental subjetivo dos cidadãos”, afirmou.

O administrador Rooservelt também destacou que já está conversando com as entidades representativas dos segmentos sociais faz três cidades para a formação dos Conselhos Comunitários, os quais terão a relevante função consultiva e fiscalizadora.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Depois de quebrar o Brasil, Lula arma cilada para endividar o povo

Governo Lula, após afundar o país em dívidas, agora empurra 68 milhões de trabalhadores para o consignado: mais uma armadilha que troca alívio por correntes. Enquanto os bancos lucram, o povo irá afundar na miséria.

Mais Radar

Monumentos da capital terão programação especial no aniversário de Brasília

Em celebração aos 65 anos da capital federal, a Secretaria de...

Grupo debate reestruturação da carreira de magistério superior do DF

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) criou um grupo de trabalho...

GDF atualiza normas de crédito para o setor rural

Com a publicação da Resolução nº 05/2025, o Governo do Distrito...

PCDF lança chatbot para ampliar canal de denúncias anônimas

Para reforçar o combate ao crime, a Polícia Civil do DF...

Com jogo da Seleção, DF terá reforço de ônibus nesta quinta (20)

Para atender o público que vai participar do jogo das Eliminatórias...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

!-- ANALYTICS GA4 -->