O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nessa quarta-feira (10), o projeto Rede Comunidade. O objetivo é profissionalizar a atuação das organizações da sociedade civil. O projeto é realizado em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O programa oferece capacitação a gestores de organizações da sociedade civil nas áreas de prestação de contas, projetos, gestão, marketing digital e captação de recursos públicos.
As inscrições podem ser feitas pelo Portal da Comunidade ou fisicamente na Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac).
“Esse projeto é muito simbólico porque sabemos o que pode acontecer com tudo isso. Queremos que as entidades que cuidam das pessoas estejam capacitadas para receber recursos do GDF ou de fora, porque todos os dias abrimos editais e chamamos para instituições em várias áreas”, afirmou Celina Leão.
O programa tem duração de três anos e, nesse período, fará a formação de mais de mil organizações. Para o primeiro ano foram disponibilizadas 360 vagas, sendo 30 para cada área. A cada mês, novas regiões administrativas serão contempladas.
As aulas serão ministradas pelo Sebrae e também terão o apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRCDF).
A formação ocorrerá de segunda a sexta-feira, com carga horária de 20 horas, sendo 4 horas diárias. A certificação será concedida aos participantes que cumprirem pelo menos 80% do curso.
No ano passado, a atuação conjunta entre governo e entidades resultou no atendimento a 629 projetos distribuídos em 35 regiões administrativas, promovendo bem-estar social e fortalecimento das comunidades.
Desde o início do ano, o governo tem realizado o cadastro das organizações da sociedade civil no Portal da Comunidade para identificar os projetos sociais disponíveis nas cidades.