Estão abertas até quinta-feira (26) as inscrições para o programa Educador Social Voluntário (ESV) de 2023. São 4,5 mil vagas para as 14 coordenações regionais de ensino do DF. Os participantes ajudam alunos deficientes de escolas públicas a realizarem atividades de alimentação, locomoção e higienização.
Os selecionados recebem R$ 40 por turno de atuação, como uma ajuda na alimentação e no transporte. Quem tiver interesse, deve preencher formulário online e enviar a documentação solicitada.
A divulgação do resultado final ocorre no dia 2 de fevereiro. O candidato deve optar por uma Regional de Ensino e, no máximo, duas escolas, apenas no período matutino e/ou vespertino. Cada turno tem a duração de 4 horas.
O trabalho do Educador Social Voluntário é baseado em apoiar estudantes com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A assistência prestada englobam alimentação, locomoção e higienização. Além disso, o projeto implica em ajudar no processo de integração e aprendizado dos estudantes e/ou indígenas não falantes de língua portuguesa.
Podem participar do projeto pessoas maiores de 18 anos que tenham escolaridade a partir do ensino fundamental completo. Além de comprovar experiência como Educador Social Voluntário.
Estudantes universitários em licenciatura ou bacharelado, de formação específica, nas áreas de desenvolvimento das atividades também estão aptos. Os candidatos serão classificados por meio da pontuação obtida após análise curricular.