Já está no ar o cadastro eletrônico “Me Respeite”. A partir de hoje (20), os consumidores do Distrito Federal podem acessar a página do Procon, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania, e cadastrar até cinco números de telefone para bloquear o recebimento de ligações de telemarketing. O sistema foi lançado hoje pelo secretário de Justiça, Gustavo Rocha, durante a ação “Sejus mais próxima do cidadão”.
Para o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento, a ferramenta de bloqueio de ligações indesejadas é uma conquista para o consumidor do DF.
“Nosso cadastro é amplo e atende a todos os segmentos de empresas de telemarketing. Qualquer que seja o ramo comercial do fornecedor, o consumidor está protegido contra o oferecimento de produtos e serviços, por telefone, que não sejam de seu interesse”.
Como funciona o cadastro “Me Respeite”?
Caso o consumidor queira não receber mais ligações de nenhuma empresa de telemarketing, pode se cadastrar no “Me Respeite”, disponível pelo link http://merespeite.procon.df.gov.br<http://merespeite.procon.df.gov.br/. A partir da realização do cadastro, as empresas de telemarketing têm 30 dias para atender a solicitação do consumidor.
O cadastro “Me Respeite” vale para bloqueio de ligações de empresas de telemarketing no oferecimento de produtos e serviços ao consumidor do Distrito Federal. Ele não boqueia ligações de instituições filantrópicas, organizações de assistência social, educacional ou de saúde sem fins econômicos.
É importante ressaltar que o cadastro do Procon não vale para bloquear ligações específicas de uma empresa, mas sim para fazer o bloqueio total de recebimento de ligação de telemarketing de empresas em geral.
Para realizar o bloqueio de ligações de telemarketing específicas, o consumidor deve entrar em contato com a empresa responsável. A opção de bloqueio deve estar disponível de modo automático, por atendimento telefônico, e deve cessar as ligações por seis meses.
* Com informações do Procon-DF