O Procon-DF orienta os consumidores a redobrar a atenção durante as compras durante a promoção da Black Friday. Monitorar e observar o preço médio do produto antes das promoções pode ser bastante útil.
O anúncio deve indicar o preço anterior, o desconto real e o prazo de validade da promoção. A publicidade deve ser clara e verdadeira. Também é importante avaliar o orçamento.
Cabe lembrar que promoção não elimina garantia. Mesmo em liquidação, o produto tem garantia legal de 90 dias (duráveis) ou 30 dias (não duráveis).
Para compras on-line, é importante conferir se o site é verdadeiro. Sites falsos costumam ter erros de digitação ou domínios genéricos.
O consumidor tem direito de arrependimento em compras on-line. Em até sete dias após o recebimento do produto, o consumidor pode desistir da compra, sem a necessidade de justificativa.
O fornecedor é responsável por cumprir o prazo de entrega prometido. Se atrasar, você pode exigir cumprimento, outro produto equivalente ou cancelar o pedido sem custo.
O Procon orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problemas nas compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atrasos na entrega, entre outros, registre queixa nos dos postos de atendimento do Procon ou on-line ou pelo site do Procon.

