Completa quatro meses de funcionamento da primeira delegacia de proteção animal do país.
Em operação no Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DCRA) é um marco importante na política de combate a abusos e maus-tratos contra animais.
A unidade policial, criada em agosto, tem viabilizado o aprofundamento das investigações da PCDF em ocorrências envolvendo atos de crueldade contra cães, gatos e outros animais.
“Estamos na vanguarda, ter uma delegacia dedicada ao atendimento deste tipo de ocorrência é um avanço muito grande. É uma verdadeira conquista”, avalia o delegado substituto Leonardo Alcanfor.
Dados da Polícia Civil apontam um crescimento alarmante nas ocorrências, que saíram de 423 em 2021 para 474 no último ano. A DRCA é justificada pelo aumento das estatísticas de incidência de crimes do tipo.
Conforme o relatório, os registros atingiram a marca de 509 ocorrências, evidenciando a urgência de uma resposta especializada.
Segundo o delegado, “toda semana tem alguma ocorrência de flagrante. Os registros mais comuns envolvem maus-tratos a animais domésticos, como gatos, cães e aves”.
O delegado afirma que a denúncia segue sendo o instrumento mais eficaz de combate aos crimes contra os animais.
Em caso de flagrante, o crime pode ser denunciado em qualquer delegacia do DF, virtualmente por meio da Delegacia Eletrônica da PCDF, ou pelo telefone 197 (não é necessário se identificar).