A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) recebeu um treinamento específico do FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos) para emergências em escolas.
A ação é promovida pela Divisão de Operações Especiais (DOE) da corporação e qualificou 80 homens para lidar com essas ocorrências. A Divisão recebeu o treinamento do FBI em 2019 e, agora, repassou aos agentes.
Segundo o diretor-adjunto da DOE, agente Paulo Brandão, “à época, foi voltado para os operadores da Divisão Especial. Só que, quando tomamos conhecimento da doutrina, percebemos que o direcionamento é muito mais aplicável ao policial convencional, do dia a dia”.
O curso enfatiza os protocolos da atividade policial em ocorrências escolares, com a intervenção emergencial, ainda na parte do atendimento pré-hospitalar. As aulas com quatro turmas são divididas em parte teórica e prática.
“É um treinamento para um momento casual; pode ser desde uma diligência, uma viatura passando ou até um pai policial civil que pode estar no local. Com o curso, eles terão o mínimo de condição para atuar dentro desse cenário mesmo com várias forças presentes no local”, completa o diretor-adjunto.