Nos próximos meses, o Plano Piloto vai receber 450 novas lixeiras. Do total, cerca de 200 equipamentos metálicas e de plástico serão fixados em paradas de ônibus.
As papeleiras serão instaladas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) principalmente nas W3 Norte e Sul, nos Eixinhos Norte e Sul, nas L2 Norte e Sul, na Ciclovia do Sudoeste, no Setor Policial Sul e no final da Asa Norte. Desde abril de 2025, já foram instaladas 445 papeleiras nas Asas Norte e Sul.
“Os equipamentos foram posicionados em locais de grande circulação para facilitar o descarte adequado de pequenos resíduos gerados pela população enquanto transita pelas ruas. Ao todo, serão 895 lixeiras novas”, Luiz Felipe Carvalho, diretor-presidente do SLU.
A parte superior da lixeira, por onde o lixo é descartado, é presa a duas fitas de aço, que seguram a estrutura junto a uma haste. A instalação é rápida, sendo executada em poucos minutos.
Após essa etapa, basta forrar a parte inferior um saco plástico adequado para armazenar os materiais descartados e prendê-la no encaixe. A ação reforça o compromisso do SLU em manter a cidade limpa e incentivar hábitos sustentáveis entre os cidadãos.
Além das Asas Sul e Norte, os equipamentos já podem ser encontrados próximos ao Memorial JK, Memorial dos Povos Indígenas, Praça do Cruzeiro, Eixo Monumental, Museu da República, Catedral, Biblioteca Nacional e Torre de TV Digital.