O Parque Tecnológico de Brasília – BioTIC realiza, nesta quinta-feira (6), três inaugurações na cidade digital, ambiente que abriga o BioTIC: o centro de inovação do BRB, o centro de inovação do Detran-DF e o escritório de negócios da Huawei.
O evento será realizado às 9h30, no edifício de governança do Parque que se localiza entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília.
A ocupação do Parque é um dos esforços do governo atual em trazer para o BioTIC empresas das áreas de Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Nanotecnologia e Telecomunicações e visa aprimorar a tecnologia de instituições governamentais.
O presidente da Biotic, Gustavo Dias Henrique, disse que a inauguração destes ambientes irá proporcionar uma dinâmica estratégica para o estímulo ao desenvolvimento tecnológico e inovador no estado do Distrito Federal.
O BRB
No Parque, o Banco de Brasília instala o BRB Centro de Inovação Tecnológico, o BRB Lab.
O objetivo é estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, buscar novas tecnologias e soluções voltadas para o sistema financeiro, governo e cidadãos.
“Este é um projeto com grande potencial para mudar a matriz de desenvolvimento do DF, ao fomentar a indústria local de tecnologia e inovação. Com essa parceria, buscaremos melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços, e oferecer as melhores soluções para os nossos clientes e toda a população do DF”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
O Detran-DF
Já o Departamento de Trânsito do Distrito Federal sediará, no ambiente do Parque, o Centro de Inovação Tecnológica – CITDetran.
No local, será o centro de criação de soluções que irão transformar o dia a dia do trânsito.
“É disso que o Departamento de Trânsito necessita: olhar para o futuro, pensar como será o trânsito daqui 10 ou 20 anos. E para isso precisamos nos antecipar”, declarou Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF.
A Huawei
Além dos Centros de Inovação do BRB e do Detran, será inaugurada no BioTIC uma sala de reunião para videoconferências com cobertura de rede móvel 5G da Huawei.
Trata-se da primeira sala de reuniões 5G da empresa chinesa no Brasil.
O sinal da tecnologia móvel de quinta geração da Huawei está disponível no Parque Tecnológico de modo permanente desde julho de 2020.