O ASSUNTO É

Pardal da EPNB flagra média de 203 veículos por dia no DF

Publicado em

Por dia, um único pardal eletrônico foi responsável por 74.268 autuações em 2022, no Distrito Federal. A média representa 203 multas por dia. O radar fica no km 7.6 da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Diariamente, passam quase 80 mil carros no local.

Conforme o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), a maioria das multas vai para pessoas que andam na faixa exclusiva sem poder. Esse é o terceiro ano seguido em que o pardal é o que mais aplica multas.

A via exclusiva se destina apenas a ônibus, vans escolares e táxis. Além dos sete pontos na carteira, nesses casos, o desrespeito à regra é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47.

O equipamento foi instalado na EPNB em julho de 2018 e, segundo o DER, “não tem nenhum erro de calibragem”. O órgão de trânsito diz que todos os 630 pardais instalados nas rodovias do DF são conferidos anualmente.

Apenas o pardal em questão foi responsável por 8% de todas as multas aplicadas pelo DER em 2022. No entanto, a quantidade de multas em Brasília caiu em 2021, quando foram registradas 883.655 infrações e em 2022 foram 882.589 notificações. 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Regras de subsídio ampliam acesso à moradia para população de baixa renda

Um novo ato normativo traz mudanças significativas nos subsídios aplicados aos valores de terrenos destinados às famílias de baixa renda. O projeto é direcionado...

Mais Radar

Regras de subsídio ampliam acesso à moradia para população de baixa renda

Um novo ato normativo traz mudanças significativas nos subsídios aplicados aos...

Ibaneis envia reforço do CBMDF em ajuda ao Rio Grande do Sul devastado

O Rio Grande do Sul enfrenta graves inundações devido a intensas chuvas, registrando 29 mortes e 60 desaparecidos. Em um gesto de solidariedade, o governador do DF, Ibaneis Rocha, enviou equipes de resgate e equipamentos para auxiliar nas operações de salvamento.

Duas mil obras públicas geraram 60 mil empregos no DF desde 2019

Desde 2019, duas mil obras públicas concluídas no Distrito Federal geraram...

Faixas de pedestre são símbolos de segurança no DF

A campanha do Maio Amarelo deste ano tem como tema a...

Abril sem feminicídios no Distrito Federal marca avanço histórico

O enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica vem sendo tratado de forma prioritária pela segurança e pelos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e também nas ações realizadas em parceria com a sociedade civil.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»