Novos abrigos de ônibus estão sendo implantados em diversas regiões administrativas do Distrito Federal. O objetivo da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) é ampliar o conforto e a segurança dos usuários do transporte público.
O modelo reduzido está em áreas como Paranoá Parque, Núcleo Rural Córrego das Corujas (Ceilândia), Sol Nascente/Pôr do Sol, Lago Norte (UnDF) e Asa Norte. As novas estruturas em implantação somam 27 abrigos distribuídos.
“Estamos oferecendo mais conforto e qualidade no deslocamento da população nas áreas centrais, urbanas e rurais. A instalação desses novos abrigos são pedidos dos usuários que estão sendo atendidos”, afirma Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade.
Desde o início das ações de renovação, em 2025, o Distrito Federal conta com 624 novos abrigos instalados, distribuídos em 18 regiões administrativas.
Atualmente, o DF possui 7.146 pontos de parada de ônibus. Desse total, 3.425 contam com abrigos de concreto e 1.346 possuem abrigos de vidro. Há ainda pontos sinalizados apenas com placas e paradas habituais.
A expectativa é de que o investimento seja superior a R$ 100 milhões. A nova contratação será para a construção de novos abrigos Tipo C e reduzidos e visa dar continuidade ao processo de melhoramentos no transporte público de Brasília.
Para a instalação dessas estruturas, equipes técnicas realizam visitas de inspeção para avaliar as necessidades de cada local. Estão em fase de licitação dois processos que preveem a construção de mais de três mil novas estruturas.

