O ASSUNTO É

Metrô-DF recebe ação de apoio psicológico e Mutirão de Saúde Rara

Publicado em

O Metrô-DF firmou parceria com a Associação Maria Vitória de Doenças Raras e Crônicas (Amaviraras), que está à frente do Mutirão da Saúde Rara, evento que ocorre nos próximos dias 28 e 29, na Estação Central do Metrô.

Celebrado a cada quatro anos, na quinta-feira (29) é comemorado o Dia Mundial das Doenças Raras. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população, os profissionais e os serviços de saúde a respeito dos desafios e das dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

O projeto é realizado por meio da Gerência de Projetos Especiais, que conduz o programa Saúde dos Trilhos, e tem apoio também da Federação Brasileira das Associações das Doenças Raras (Febrararas).

Participam do evento outras 18 associações, que pretendem promover a compreensão, ampliar a visibilidade e incentivar a pesquisa para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças raras.

Além disso, também estarão presentes representantes da Comissão de Doenças Complexas Crônicas Raras da OAB-DF, da Frente Parlamentar de Doenças Raras, dos hospitais de saúde da rede pública do DF – como Hmib, HAB, Hran e HUB – e da Secretaria de Saúde (SES-DF).

A presidente da Amaviraras, Lauda Santos ressalta que a expectativa é levar orientação à população do DF e Entorno, mostrando que as doenças raras existem e que eles não estão sozinhos nesta jornada.

“Brasília é referência na triagem neonatal e tem uma rede de cuidados muito bem-estruturada. As associações também estão trabalhando em rede para assistir o paciente e a família. A escolha do Metrô-DF foi fruto do resultado de um primeiro movimento neste segmento acontecido há alguns anos atrás e que foi um sucesso muito grande”, diz a também vice-presidente da Febrararas e cofundadora do Espaço Mundo Raro.

Os visitantes vão contar com estandes para informar e orientar a população, assim como promover encaminhamentos necessários, falar sobre a importância do diagnóstico e esclarecer questões relativas aos protocolos de pesquisa.

Também serão oferecidos serviços como aferição da pressão arterial e medição de glicemia.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto com fibras sintéticas nas obras públicas. O método construtivo foi apresentado à Secretaria...

Mais Radar

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto...

Eventos do DF devem aderir a protocolo de combate ao assédio

Os espaços de entretenimento e lazer da capital deverão seguir o...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) convoca 2.123 novas famílias beneficiárias...

Inscrições para a comissão da Conferência Distrital das Cidades terminam nesta quarta (15)

O prazo das inscrições para participar da comissão organizadora da 6ª...

Primeiro sorteio do Nota Legal será no dia 23

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec) vai realizar o...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»