A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou aviso de licitação para contratação de serviços especializados para a elaboração de estudos de viabilidade para a implantação da Linha 2 do Metrô-DF.
O projeto ligaria as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios.
As empresas poderão apresentar propostas para a execução de Estudos Preliminares (Funcional e de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA).
O objetivo do estudo é estabelecer o traçado do empreendimento; estabelecer a tecnologia do material rodante do empreendimento e explorar alternativas físico-funcionais à implantação desse traçado.
Também está no escopo dos estudos analisar a integração com a rede de transporte público de passageiros do Distrito Federal. O recebimento das propostas vai até 25 de fevereiro de 2025.
“A mobilidade urbana é um fator determinante para a qualidade de vida e para o desenvolvimento das cidades. Uma nova linha pode proporcionar significativos ganhos à população dessas Regiões Administrativas, contribuindo para uma cidade mais inclusiva, diversificada e sustentável”, ressalta o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral
Após o processo de licitação e a assinatura do contrato, a empresa vencedora tem 13 meses para apresentar os resultados dos estudos.