Mais 111 linhas de ônibus do sistema de transporte público coletivo do DF passam a receber, a partir do dia 12 de setembro, o pagamento apenas por meio eletrônico. São 29 linhas da Piracicabana, 17 da Pioneira, 24 da Urbi, 16 da Marechal, 23 da BsBus, e duas linhas da TCB.
Serão 262 linhas que deixam de receber dinheiro em espécie. Quem não possui cartão ou prefere pagar as passagens em dinheiro, pode adquirir o bilhete avulso que é comercializado nos terminais rodoviários, estações do BRT, nos pontos de recarga do Cartão Mobilidade e em diversos pontos de parada de maior movimento.
Os passageiros poderão acessar os ônibus com uso dos cartões de Mobilidade e Vale-Transporte, além dos de gratuidades e cartões bancários de débito e crédito que tenham a função de aproximação.
O bilhete avulso não dá direito à integração, que permite ao passageiro fazer até três acessos com o pagamento de uma tarifa, no período de três horas.
“Estamos inserindo no sistema, as linhas onde houve bastante adesão dos usuários ao pagamento eletrônico, e que também passaram a apresentar baixo índice de uso de dinheiro em espécie para pagamento das passagens”, explicou o secretário da Semob, Zeno Gonçalves.
O sistema de pagamento de passagens 100% eletrônico no DF está sendo implantado de forma gradual.
Em 1º de julho foram inseridas as primeiras 52 linhas e em 15 de agosto, outras 99 linhas integraram o sistema. No período de dois meses, julho e agosto, o pagamento por meio eletrônico atingiu 6,6% em todas as linhas do transporte público coletivo do DF. A adesão ao Cartão Mobilidade também cresceu, cerca de 8,2% em dois meses, chegando a 585 mil unidades em 31 de agosto.