Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal apontam que 94% das pessoas que estão sendo hospitalizadas, devido à covid, não estão com o esquema vacinal completo ou não tomaram a vacina até agora, por recusa própria.
Mesmo com a queda acentuada de transmissão do vírus na capital federal, em decorrência do esforço que vem sendo feito pelo GDF, para aumentar a cobertura vacinal, no entanto, as autoridades sanitárias encontram dificuldades para convencer as mais de 200 mil pessoas , que até agora não tomaram a primeira dose do imunizante.
No momento, não falta vacina no DF. Segundo dados da pasta da saúde, o índice de transmissão é de 0,76, o que indica uma queda de 74% na projeção de novos casos.
LEIA MAIS
GDF vai regularizar 100% do Pró-DF e fomentar empreendedorismo
Cerca de 90% da população, acima dos 12 anos de idade, já tomou pelo menos a primeira dose ou dose única da vacina contra a covid-19.
A campanha do “Dia D”, promovida pelo GDF, no último dia 20 de novembro, não surtiu o efeito esperado.
Atualmente, são os não vacinados que ocupam a maioria dos leitos dos hospitais do DF.
São pacientes de 30 a 55 anos de idade que lutam contra a doença e que estão entre a vida e a morte.
Por causa disso, e pela proximidade das festas de final de ano, o GDF resolveu publicar ontem o Decreto n° 42.525/2021 que obriga a apresentação da carteirinha de vacinação para quem deseja assistir competições esportivas ou participar de shows e festivais.
Não será mais possível apresentar apenas o teste de RT-PCR negativo.