O ASSUNTO É

Maçonaria celebra 136 anos da Proclamação da República em Brasília

Publicado em

Brasília se prepara para sediar, no dia 15 de novembro, o 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa Maçônica, em comemoração aos 136 anos da Proclamação da República.

O evento acontecerá na sede da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal (GLMDF) e reunirá maçons regulares das três principais vertentes maçônicas brasileiras reconhecidas: Grandes Lojas da CMSB, Grande Oriente do Brasil (GOB) e Grandes Orientes da COMAB.

O congresso tem como público-alvo maçons dedicados ou interessados em estudos e pesquisas maçônicas, especialmente aqueles vinculados a Lojas de Pesquisas e Academias Maçônicas de Letras.

O objetivo principal é compartilhar conhecimento e incentivar a integração entre pesquisadores maçônicos de todo o país.

Um dos grandes marcos do encontro será a criação da “Liga Nacional de Lojas de Pesquisas”, que pretende estabelecer um canal permanente de comunicação e cooperação entre as lojas de pesquisa brasileiras, promovendo intercâmbio de conhecimento, divulgação de eventos e fortalecimento do estudo maçônico nacional.

A palestra magna será ministrada pelo renomado historiador Robert L. D. Cooper, Past Master da Loja de Pesquisas Quatuor Coronati, da Grande Loja Unida da Inglaterra, e da Loja Sir Robert Moray, da Grande Loja da Escócia.

Cooper foi curador da Biblioteca e Museu da Grande Loja da Escócia por quase três décadas e é autor de diversas obras maçônicas publicadas internacionalmente, incluindo no Brasil, como Revelando o Código da Maçonaria, The Masonic Magician e The Red Triangle: A History of Anti-Masonry.

Outro destaque da programação será Rubens Franz, Secretário-Executivo da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), que abordará os programas e projetos educacionais da CMI.

O evento também contará com Kennyo Ismail, Past Master da Loja de Pesquisas Dom Bosco, professor de pós-graduação em Maçonologia pela Uninter e editor-chefe da revista acadêmico-científica Ciência & Maçonaria.

Autor de mais de uma dezena de livros e tradutor de clássicos maçônicos, Ismail trará uma reflexão sobre a importância da pesquisa na construção do conhecimento maçônico contemporâneo.

O congresso promete ser um marco histórico para a pesquisa maçônica brasileira, fortalecendo o diálogo entre as potências regulares e consolidando Brasília como referência nacional em estudos maçônicos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF divulga datas do pagamento do IPTU 2026

Publicada na edição desta quarta (5) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Portaria nº 881, assinada pelo secretário de Economia, Daniel Izaias...

Mais Radar

GDF divulga datas do pagamento do IPTU 2026

Publicada na edição desta quarta (5) do Diário Oficial do Distrito...

Lançada operação integrada para reforço da segurança no fim de ano

Foi lançada nesta terça-feira (4) a Operação Integrada de Segurança Pública...

População recebe desconto na conta de energia em troca de resíduos recicláveis

O projeto Vale Luz arrecadou 2,2 toneladas de resíduos recicláveis, pela...

DF gera 3,7 mil empregos formais em setembro e ultrapassa 1 milhão de carteira assinada

No mês de setembro foram criados 3.716 novos empregos formais, segundo...

Nota Legal Solidária terá sorteio de R$ 1 milhão

O regulamentou do sorteio do Programa Nota Legal para as entidades...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.