O governador Ibaneis Rocha, assinou decreto publicado nesta terça (26), que flexibiliza o uso de máscaras de proteção individual em ambientes abertos no Distrito Federal.
A nova regra começa a valer a partir do dia 3 de novembro, próxima quarta-feira.
LEIA MAIS
Na Anafe, Campelo firma compromisso de reduzir anuidade da OAB-DF
A medida estabelecida pelo GDF, no entanto, continua impondo a proteção facial e respiratória obrigatória em locais fechados, como transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais, áreas comuns em condomínios, entre outros.
“Com a flexibilização vamos fazer uma avaliação técnica do comportamento do vírus na população. Vamos analisar como vai se comportar a taxa de transmissão e o índice de casos graves da infecção, que hoje estão em queda no DF”, explicou o subsecretário de Vigilância Epidemiológica, Divino Valero.
Segundo o epidemiologista, como a doença ainda é muito nova, as contemporizações também são necessárias.
“Com relação à covid não existe receita preestabelecida. A flexibilização está sendo feita com muita cautela, tanto que apenas em ambientes públicos ao ar livre que estamos liberando”, completa o subsecretário.
Educação
Os protocolos e medidas de segurança previstos no novo decreto não se aplicam às escolas da rede pública de ensino.
Para elas, o regramento continuará sendo definido por ato próprio da Secretaria de Educação, como já acontece desde o início da pandemia.