O ASSUNTO É

LIBEROU GERAL | Beneficiários do programa Morar Bem do GDF podem vender imóvel

Publicado em

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Uma decisão da Vara de Registros Públicos do Tribunal de Justiça autorizou que beneficiários do programa habitacional “Morar Bem”, do governo do Distrito Federal, podem vender ou alugar o imóvel sem o risco de perder, conforme regra do programa social que exige que o proprietário more no imóvel por dez anos

“Se o direito subjetivo da propriedade é o mais amplo dentre todos os direitos reais, soa irrazoável impedir o proprietário de dispor livremente de seu imóvel, ainda que por breve lapso temporal. Não existe propriedade sem o atributo da disposição”, defendeu o juiz Ricardo Norio Daitoku , da Vara de Registro Públicos do TJDFT.

Ele autorizou uma beneficiária de um imóvel no Setor Jardins Mangueiral a negociar seu apartamento.

LEIA SOBRE ESSE MESMO ASSUNTO:

A FILA ANDA | Cerca de 1.000 pessoas podem perder imóveis do programa “Morar Bem”

A decisão abre caminho para centenas de beneficiários do Programa Morar Bem do Governo do Distrito Federal que mantém o imóvel ocupado por terceiros por meio de contratos de gaveta.

A decisão desarma a iniciativa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) de tomar os imóveis dos proprietários que não estão seguindo a regra do programa social que exige a ocupação do imóvel por dez anos pelo legitimo proprietário.

A fiscalização da Codhab detectou que existem cerca de 1000 imóveis, entre casas e apartamentos que se encontram em condições de abandonados e de alugados.

O caso mais acentuado nesta condição estão os 283 imóveis do Programa Morar Bem em Samambaia. Em Santa Maria são 168; Paranoá Parque: 137; Sol Nascente: 132; Riacho Fundo II: 81 e no Jardins Mangueiral foram verificados cerca de 59 imóveis.

De acordo com a Codhab, as Verificações de Ocupação de Imóveis (VOI), nas residências entregues pelo programa Morar Bem, tem o objetivo é assegurar o direito daqueles que realmente precisam do imóvel e, também, evitar fraudes.

O GDF anuncia que irá recorrer da decisão do juiz Ricardo Norio Daitoku , da Vara de Registro Públicos do TJDFT.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para...

Mais Radar

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

Para receber o auxílio mensal de R$ 150, a Secretaria de...

Cel. Wellington assume presidência da ASSOR com foco na união e direitos

Wellington Cursino é eleito presidente da ASSOR em assembleia marcada pela ampla participação dos associados, destacando o fortalecimento interno da entidade e o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)...

GDF combate venda ilegal de passagens e fraudes nos cartões de transporte

Após as auditorias da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e...

GDF amplia atendimento gratuito com Saúde Mais Perto

Programa no Riacho Fundo oferece 3 mil atendimentos até 29 de novembro. A ação inclui consultas e exames gratuitos para diversas especialidades e segue para mais quatro regiões.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»