O ASSUNTO É

Justiça autoriza intervenção do GDF no Instituto de Cardiologia

Publicado em

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) autorizou o Governo do Distrito Federal (GDF) a intervir administrativamente no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF).

A entidade recebe repasses da administração pública e chegou a suspender os serviços. Além disso, é responsável por 85% dos serviços de cardiologia e transplantes no DF. A autorização é assinada pelo desembargador Niwton Carpes da Silva.

O processo tem se desenrolado no Rio Grande do Sul pelo fato da recuperação judicial da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), mantenedora do instituto, tramitar no estado.

Na decisão, o desembargador defendeu a prestação ininterrupta do serviço como direito da população. “No caso em apreço, não há dúvidas, deve prevalecer o interesse público de prestação de serviço de saúde à população sobre o interesse privado e patrimonial da recuperanda (Fundação Universitária de Cardiologia).”

Sobre o caso, a Secretaria de Saúde (SES) publicou a Portaria nº 486/2023, determinando a imediata intervenção pública no Instituto de Cardiologia como forma de manter a prestação de serviços e não prejudicar a população.

A portaria prevê que a força de trabalho do ICTDF passa a ser gerida pela Secretaria de Saúde e que o instituto, enquanto durar a intervenção, funcionará como uma unidade de saúde pública.

O ICTDF é uma instituição privada sem fins lucrativos que atende pacientes particulares e conveniados por planos de saúde e presta serviço complementar à Secretaria de Saúde.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cristiano Araújo destaca impacto do Fórum Niemeyer para Brasília

A arquitetura de Oscar Niemeyer é fundamental para a identidade de Brasília, destacando-se por suas linhas curvas e inovadoras que simbolizam a modernidade e o progresso.

Mais Radar

GDF investiu mais de R$ 111 milhões em equipamentos para a Saúde

Pensando em atender melhor a população, o Governo do Distrito Federal...

Cristiano Araújo destaca impacto do Fórum Niemeyer para Brasília

A arquitetura de Oscar Niemeyer é fundamental para a identidade de Brasília, destacando-se por suas linhas curvas e inovadoras que simbolizam a modernidade e o progresso.

Convocados para o QualificaDF devem confirmar matrícula até quinta (2)

Convocados para a 6ª etapa do QualificaDF Móvel têm até esta...

Governo do DF debate medidas econômicas com o setor produtivo

Em reunião nessa segunda-feira (29), o secretário de Economia, Ney Ferraz...

Áreas de lazer passam por reformas no Plano Piloto

Com serviços de limpeza, capina e serralheria, os parques infantis da...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»