As inscrições para as 12 unidades dos centros olímpicos e paralímpicos (COPs) começam nesta sexta-feira (3). São 28.380 vagas distribuídas entre 32 modalidades, incluindo as voltadas para pessoas com deficiência.
A faixa etária para inscrição é a partir dos 4 anos. O cadastro para concorrer às vagas será realizado por meio do Sistema de Inscrição dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (Siscop).
O candidato que não tiver acesso à internet poderá comparecer ao COP no qual deseja se candidatar à vaga, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O prazo para cadastro se encerra no dia 24 de maio.
Entre as opções estão atividade física orientada, atletismo, basquete, ginásticas artística, localizada, acrobática e rítmica, desenvolvimento motor I e II, futebol de areia, futsal, futebol society, handebol, hidroginástica, natação, tênis e vôlei de quadra. Pessoas com deficiência podem praticar, entre outras modalidades, bocha, natação, atletismo e estimulação básica.
Os candidatos que realizaram a inscrição até o mês de fevereiro de 2024 e que estão na fila de espera devem fazer novamente o cadastro para que possam continuar concorrendo a uma vaga nas modalidades ofertadas nos COPs.
Os candidatos selecionados receberão até o dia 30 deste mês a confirmação, contendo a documentação necessária para fins de efetivação da matrícula no Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos.
As inscrições serão analisadas pela diretoria de cada COP obedecendo aos seguintes critérios: ser estudante da rede pública de ensino e pertencer a família considerada de baixa renda, que pode ser comprovada por meio da participação no CadÚnico, na Bolsa Família, no Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência ou no Benefício Assistencial ao Idoso. A lista de espera também entrará como critério classificatório.