A redução na quantidade de demandas recebidas em 2024 e aumento no índice de satisfação do cidadão foi registrada pela Ouvidoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.
Em 2023 foram registradas 22.371 manifestações, mas no ano seguinte o número caiu para 16.509, representando uma redução de 26% e mudando a autarquia da 5ª para a 6ª posição no ranking dos órgãos mais demandados do Governo do Distrito Federal (GDF).
Em 2022, o Detran-DF chegou a ocupar o 3º lugar em demandas. E em 2023, a Ouvidoria criou um manual de procedimentos que permitiu diminuir o tempo médio de resposta e ganhar na qualidade das respostas ao usuário.
“Estamos empenhados nisso. Já reestruturamos o setor, ampliamos o quadro de servidores, desenvolvemos procedimentos para otimizar o trabalho de apuração e resposta de forma ágil e implementamos análises dos relatórios estatísticos dos registros para orientar internamente o trabalho das áreas mais demandadas”, explica o diretor-geral, Takane Kiyotsuka.
A iniciativa aumentou o índice de satisfação de 35% para 57% em 2024. Já o número de reclamações caiu de 19.009, em 2023, para 14.140, em 2024. A redução foi de 26%.
O cidadão pode usar os canais da Ouvidoria no conforto de sua casa, pelo telefone 162 e pelo site ParticipaDF.