Com o preço médio do botijão de gás acima de R$80,00, fez com que o governador Ibaneis Rocha, enviasse nesta segunda-feira (02), à Câmara Legislativa (CLDF,), o projeto de lei que prevê a criação do programa Cartão Gás.
O benefício terá duração de 18 meses e vai possibilitar que as famílias em situação de vulnerabilidade recebam um auxílio financeiro de R$ 100 do governo para comprar botijão de gás, neste momento de pandemia.
Os beneficiados terão que estar inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo.
Os participantes devem residir no DF e não se encontrar em situação de rua ou acolhimento institucional coletivo. O responsável familiar deve ter mais de 16 anos.
“É um benefício para ajudar as famílias a se alimentarem. As mães precisam ferver o leite dos filhos, cozinhar um feijão com dignidade. Vamos contemplar 70 mil famílias e cada uma terá direito a um botijão de gás a cada dois meses”, explica o governador Ibaneis Rocha.
A gestão será feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e as famílias inscritas poderão ser cadastradas em programas de capacitação, visando à inserção no mercado de trabalho.
O Banco de Brasília (BRB) será o agente financeiro do Cartão Gás, enquanto os recursos serão originários do Tesouro.