Ao participar da solenidade da tradicional troca da bandeira nacional na praça dos Três Poderes, nesta manhã de domingo (06/01), o governador Ibaneis Rocha (MDB), disse que as forças de segurança pública do DF serão valorizadas no seu governo. Ele também avaliou a primeira semana pós posse do novo governo como “muito positiva” diante da deflagração do programa SOS/DF, ponto de partida para botar o Distrito Federal para funcionar
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Apesar do sábado (ontem) ter sido puxado para o governador Ibaneis Rocha, que passou o dia inteiro acompanhando de perto o start do Programa SOS/DF, no entanto não faltou disposição ao chefe do Executivo local para acompanhar o ato solene da primeira troca da bandeira da “era ibaneisista ”.
A solenidade ocorre no primeiro domingo de cada mês sempre às 10 horas. É feito um rodízio na organização entre o Exército, a Marinha, a Aeronáutica e o governo local, representado pelo Corpo de Bombeiros e pela PMDF. Esta tem a responsabilidade de organizar a primeira solenidade do ano.
Ao som do Hino Nacional e do Hino à Bandeira Nacional, tocados pela banda da Polícia Militar do Distrito Federal, o governador Ibaneis assistiu à substituição da Bandeira Nacional na manhã deste domingo.
Ao final da solenidade, o governador afirmou a jornalistas que as forças de segurança como a Polícia Militar do Distrito Federal, o Corpo de Bombeiros Militares do DF e a Polícia Civil serão valorizadas durante o seu governo.
O emedebista anunciou que medidas como a melhoria das gratificações, principalmente para o pessoal que quer sair da inatividade e voltar para o serviço público serão garantidas.
[foogallery id=”23829″]
Ibaneis disse também que vai melhorar as condições de trabalho nas delegacias de polícia e nos batalhões da PMDF e CBMDF que serão retomadas nesta semana.
“Eu quero tratar todas as forças de segurança de forma igual e que elas tratem a população bem já que ela é a principal destinatária de todos esses serviços”, disse.
Ibaneis Rocha avaliou a semana pós-posse como muito corrida e cheia de muito trabalho pelas decisões tomadas que começaram com a escolha dos novos administradores regionais.
Nesta segunda-feira (07), o governador vai reunir um grupo que trata das PPPs (Parceria Público Privada), para que sejam aprovadas o mais rapidamente possível.
Ele acrescentou que as PPPs que já estão em andamento, como é o caso da construção da Saída Norte, uma obra de R$3 bilhoes, e a Trans Brasília, estarão sendo licitadas a curto prazo com o aval dos órgãos de controle como o Tribunal de Contas do Distrito Federal.
Licitação como a do Autódromo de Brasília já está bem avançada e que a Estação 19 do Metrô, em Taguatinga, será uma estação moderna já que abrigará um grande centro comercial em sua estrutura.
Questionado sobre a saúde financeira do DF, Ibaneis afirmou que a partir dessa semana terá os números reais das finanças do Estado e que um relatório detalhado estará sendo apresentado a ele pelo secretário da Fazenda André Clemente
Sobre o Centro Administrativo de Taguatinga, o governador adiantou que as negociações entre o governo e as construtoras já estão bem avançadas e que as empresas abriram mão dos valores pretendidos.