O ASSUNTO É

Ibaneis, Eduardo Pedrosa e Marli garantem reajuste da carreira GAPS

Publicado em

O SindSaúde comemora uma importante conquista para os servidores da carreira GAPS. O governador Ibaneis Rocha sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 com a inclusão de R$ 90 milhões no orçamento da saúde, destinados à reestruturação e ao reajuste salarial da categoria.

A inserção desse recurso ao texto da LDO, fruto de pedido do SindSaúde ao presidente da Comissão de Orçamento da Câmara Legislativa, deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil), representa um avanço concreto na luta por valorização dos profissionais da saúde.

O deputado Jorge Vianna endossou a proposta de inclusão de R$90 milhões ao orçamento da saúde.

A medida, que prevê reajuste de 15% e a redução dos padrões de 25 para 18, foi apresentada pela presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, em 20 de setembro de 2024.

Na época, a proposta foi duramente criticada por alguns setores da própria categoria.

Muitos a classificaram como “migalha” e chegaram a acusar a presidente de estar “vendida” ao governo. Houve rejeição, ataques e tentativas de desmoralizar sua liderança nas redes sociais.

Contudo, a realidade se impôs. Com visão política, coragem e responsabilidade com os servidores, Marli manteve a defesa firme da proposta, entendendo a urgência do reajuste e a oportunidade estratégica para garantir avanços concretos.

A reivindicação que foi alvo de críticas se mostra a mais viável, equilibrada e vitoriosa. Até os contrários reconhecem o acerto da decisão tomada com coragem e coerência.

Desde o início, o SindSaúde esteve na linha de frente, cobrando do governo a reparação das perdas salariais e a reestruturação da carreira GAPS, marcada por anos de invisibilidade, acúmulo de funções e defasagens injustas.

Com a sanção da LDO, incluindo os recursos necessários para o reajuste da carreira de Gestão e Assistência à Saúde do DF, o SindSaúde, agora trabalha para que o Governo do Distrito Federal envie, com urgência, o projeto de lei com a nova tabela salarial à Câmara Legislativa.

“Para Marli Rodrigues, “essa conquista fortalece a categoria, reconhecendo seu papel essencial na saúde pública e pavimentando o caminho para melhores condições de trabalho e valorização profissional”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Custo da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo nos Transportes

O custo de uma carteira nacional de habilitação (CNH), poderá ser reduzido em até 80% para as categorias A e B. Atualmente o valor...

Mais Radar

Abertas inscrições para percursos da Educação no 2º semestre de 2025

A Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) abriu...

GDF lança aplicativo para modernizar transporte coletivo

O lançamento do aplicativo DF no Ponto é voltado à mobilidade...

Revalidação de inscrições para creches públicas começa nesta quinta (31)

A Secretaria de Educação (SEEDF) inicia nesta quinta-feira (31) o processo...

Portaria institui práticas sustentáveis em todas as unidades prisionais do DF

A Política de Responsabilidade Socioambiental foi instituída pela Secretaria de Administração...

Cartão agiliza atendimento para pacientes em quimioterapia na rede pública

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.