O novo secretário de Saúde que se encontra há exatos 12 dias no cargo, e que deveria melhorar os serviços dos hospitais onde milhares de pessoas continuam sem o atendimento médico e ter compromisso público com a transparência para evitar casos de corrupção e gravíssimas ilegalidades, resolveu baixar medidas para proibir que servidores tenham acesso ao que noticiam os blogs sobre a conturbada área de Saúde do DF.
s bogs “Política Distrital e o “Blog do Fred Lima” foram bloqueados por ordem de Humberto Fonseca. O primeiro, por ter publicado a denúncia de um servidor da Secretaria de Estado de Saúde de que no Hospital Regional de Planaltina (HRPl), acompanhantes de pacientes voltaram a ter que levar lençóis de casa para ser utilizado por pacientes no hospital (Veja Aqui).
Já o Blog do Fred Lima foi bloqueado por ter publicado o escandaloso flagrante feito pelo presidente do Tribunal de Contas, Renato Rainha, que encontrou órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs) espalhados pelo chão (Veja Aqui).
Para quem chegou com a vontade de acertar, o novo secretário de Rodrigo Rollemberg prefere errar na transparência. Não é cerceando o direito a informação a servidores que irá tirar a saúde do buraco e nem melhorar a péssima imagem de um governo tido como um dos piores da história de Brasília. Resta-nos dizer que Humberto Fonseca é um tolo.
Da Redação Radar
NOTA DE REPÚDIO DA ASSOCIACAO BRASILIENSE DOS BLOGUEIROS DE POLITICA
A Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP) vem, através desta, repudiar a censura imposta pela Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) a blogs associados a entidade.
A ABBP recebeu, esta sexta-feira (11/Mar), denúncia de bloqueio de acesso ao blog Política Distrital, editado pelo jornalista Kleber Karpov, precursor na cobertura da Saúde Pública do DF. Após apuração do fato, foi constatado que a Secretaria de Saúde realiza bloqueio seletivo de outros blogs. Além de Política Distrital, o blog do jornalista Fred Lima, também está censurado.
A ABBP apela ao bom senso e reluta em acreditar que essa ordem tenha partido do novo secretário Humberto Fonseca, pelo seu discurso de transparência e respeito a liberdade de expressão.
A ABBP repudia veementemente qualquer ato que configure o cerceamento à liberdade de imprensa, sob qualquer argumento. E condena tratamento desigual aos meios de comunicação tradicionais no DF.
Mais que isso, a ABBP resgata a importância e o reconhecimento do papel dos blogs no contexto político do DF que partem por intermédio da Câmara Legislativa do DF (CLDF), do Tribunal de Contas do DF (TCDF) e do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).
Vale lembrar que a convite do próprio GDF, por diversas ocasiões, a Associação se fez presente em reuniões, algumas exclusivas com os blogs, para que pudessem se inteirar da realidade das condições político, econômico e sociais do DF
Exemplo disso são as reuniões com os titulares das secretarias de Fazenda; Planejamento, Orçamento e Gestão; Relações Institucionais; Comunicação. Ou ainda para falar sobre projetos futuros por parte do Governo como o fez o Metrô-DF.
A ABBP observa que esse não é um fato isolado e que outros blogs há cerca de oito meses, também passaram por bloqueios na SES-DF, a exemplo de Política Distrital e ainda do Blog do Donny Silva.
Na ocasião, o então secretário de Saúde, Fábio Gondim, sugeriu que poderia ser um problema sistêmico que seria corrigido e desde então, tais denúncias foram cessadas por parte dos leitores dos Blogs.
Com esses fatos relatados, a ABBP espera que a Secretaria de Estado de Saúde do DF tome as devidas providências com a finalidade de suspender tais bloqueios e coibir tais práticas no futuro.
A sociedade do DF conta com essa demonstração de transparência tanto por parte de o GDF assim como da SES-DF, prometidas pelas duas instâncias do poder Executivo.
Brasília 11 de março de 2016
Diretoria Executiva
Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP)