O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para recuperar 4,4 mil faixas e manter o pódio no ranking de referência nacional quando o assunto é travessia segura.
A medida garante que, até o início das chuvas, todas as faixas estejam limpas, sinalizadas e visíveis aos motoristas e pedestres. Os trabalhos começaram no início da estiagem, em meados de abril.
Das 4.430 faixas distribuídas estrategicamente pelas regiões do Distrito Federal (DF), cerca de 70% já receberam os serviços de conservação.
“Existem dois tipos de material para a recuperação da faixa, o quente e o frio. Em locais com mais movimentação, utilizamos o quente porque a durabilidade é maior. Em pontos onde não há tanto fluxo ou em dias que há previsão de chuva, nós aplicamos o frio, que não depende de condições climáticas adequadas”, Manoel Porcidônio, analista em Atividade de Trânsito.
Além do Plano Piloto, desde o início do ano, outras cidades como Fercal, Águas Claras, Cruzeiro, Vicente Pires, Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol também receberam os serviços. A expectativa é que todas as faixas do DF sejam contempladas.
A população pode solicitar a criação de novas faixas pelo site do Detran. O pedido deve conter imagens ou croquis com a localização da travessia desejada e os motivos que originaram a solicitação.