Em 2024, o Governo do Distrito Federal (GDF) reformou mais de 279 mil sinalizações horizontais e verticais em todas as regiões administrativas da capital. A medida visa proporcionar mais fluidez e segurança aos motoristas e pedestres de Brasília.
As sinalizações verticais são feitas por meio de placas, painéis e marcos quilométricos, que transmitem mensagens fixas ou temporárias. As ações são de responsabilidade do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).
As horizontais são sinalizações feitas nas vias, como faixas de pedestres, lombadas, setas e linhas de demarcação, além de seleções de estacionamentos.
“As instalações horizontais e verticais são de suma importância para a segurança viária dos moradores do DF e usuários das vias da capital. Por meio delas é possível organizar e garantir a fluidez do trânsito”, explica a diretora de Engenharia de Trânsito do Detran-DF, Marlúcia Camello.
Foram sinalizadas 4.023 faixas de pedestre e 4.851 quebra-molas em todo o DF. Nas últimas semanas, o Detran reforçou as sinalizações horizontais em Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Jardim Botânico e Paranoá.
A região administrativa com maior número de renovação das sinalizações verticais e horizontais é o Plano Piloto, com mais de 62 mil novas marcações. Na sequência aparecem Taguatinga (23.160), Ceilândia (22.579) e Samambaia (21.256).