O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou a fiscalização para coibir o descarte irregular de lixo e entulho na capital federal.
Entre janeiro e setembro deste ano, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) realizou quase 13 mil ações fiscais, incluindo denúncias recebidas da população e vistorias de rotina.
Rotary Club de Brasília leva alegria às crianças do Capão Comprido
Dessas, 6.813 foram externas ao combate ao descarte irregular de entulho, com 1.000 notificações e 181 multas aplicadas.
Em relação ao lixo domiciliar, o órgão efetuou 3.113 visitas, resultando em 779 notificações e 22 multas.
A fiscalização também se estendeu aos lotes vazios, verificando condições de limpeza, corte de grama e manutenção de calçadas. Nessa área, foram 1.799 inspeções, com 322 notificações e 35 multas.
Outra frente de atuação envolveu a vistoria de escoamento irregular de água em locais públicos.
Entre os meses analisados, foram realizadas 1.094 fiscalizações, com 110 notificações e 11 multas por despejo indevido de resíduos líquidos, como de fossas ou lavagem de imóveis.
O DF Legal destacou que o descarte inadequado de resíduos é considerado crime ambiental. As multas para quem comete a infração variam entre R$ 2.800 e R$ 28 mil, conforme a gravidade e a reincidência dos casos.