O DF conta com seis estações para medir o Índice de Qualidade de Ar (IQAr) e duas novas serão instaladas em breve, com investimento aproximado de R$ 4 milhões. O objetivo é expandir a capacidade de monitoramento com a adição de dois novos equipamentos.
As máquinas serão instaladas um na área central de Brasília e outro no lado Sul do DF. Os aparelhos serão semelhantes aos já existentes na Fercal, que são automáticos e fazem mensurações diárias.
Os outros quatro estão localizados na Rodoviária do Plano Piloto, no Zoológico, no IFB Riacho Fundo e no IFB Estrutural, com amostragem a cada seis dias.
“Estamos monitorando 24 horas por dia a qualidade do ar no DF e, apesar de estarmos enfrentando uma situação dessa magnitude pela primeira vez, o DF tem as ferramentas necessárias para enfrentar a situação, que ganharão reforço com a criação de um grupo de trabalho que será responsável por identificar e avaliar episódios semelhantes, reforçando o compromisso com a saúde pública e a proteção animal”, ressaltou a vice-governadora Celina Leão.
Mesmo com os poluentes que afetaram o ar do DF não estarem relacionados com os incêndios florestais registrados na capital federal, o GDF solicita à população que evite qualquer tipo de queimada e que informe o Corpo de Bombeiros quando focos de incêndio forem identificados pelo número 193.