Após as auditorias da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e do BRB Mobilidade, a Polícia Civil do DF empreendeu uma nova etapa da Operação Cartão Vermelho.
A operação combateu um esquema de venda ilegal de passagens em Santa Maria. A operação resultou na prisão em flagrante de quatro envolvidos. Foram apreendidos 58 cartões de transporte e mais de R$ 700 em espécie.
A fraude acontece principalmente com a venda do direito de integração. O fraudador utiliza o cartão para pagar a passagem de outra pessoa, de quem recebe o valor aproximado de uma passagem.
“Essas informações são repassadas para a Polícia Civil, que realiza a operação para prender os fraudadores em flagrante”, explica o gestor. “É importante que as pessoas saibam que o uso irregular do cartão é uma fraude e que elas não podem emprestar o cartão nem vender seus créditos para terceiros, o que facilita esse tipo de venda ilegal dos direitos de integração”, destaca o subsecretário de Auditoria e Controle da Semob, Márcio Luciano Reis.
O acompanhamento remoto e diligências de campo possibilitam identificar os suspeitos em plena atividade criminosa, abordando passageiros próximos às catracas e fazendo a venda ilegal de passagens.