O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou, nesta quarta-feira (20), a segunda fase do programa Saúde Mais Perto do Cidadão no Riacho Fundo.
A busca iniciativa amplia o acesso à saúde com uma estrutura de 1.200 metros quadrados, oferecendo consultas gratuitas em especialidades como ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria.
Além das consultas, a população terá acesso a exames laboratoriais, como ultrassonografias, tomografias e papanicolau, além de orientações sobre hábitos saudáveis.
Até o dia 29 de novembro, a meta é realizar cerca de 300 atendimentos diários, totalizando 3 mil atendimentos na região.
O projeto é financiado por emenda do deputado federal Alberto Fraga e será expandido para mais quatro regiões administrativas nos próximos meses: Sol Nascente, Estrutural, Ceilândia e Santa Maria. Cada localidade contará com a estrutura do programa por dez dias, com agendamentos feitos presencialmente ou pela internet.
“Levar o Saúde Mais Perto do Cidadão ao Riacho Fundo possibilita que os moradores cuidem da saúde sem precisar sair da região. Essa é uma forma eficaz de prevenir e tratar doenças, além de aproximar o governo da comunidade”, afirmou a vice-governadora do DF, Celina Leão.
A ação prevê a realização de 7,5 mil exames de sangue, mil de PSA (próstata), 800 de BHCG (gravidez), 3 mil ultrassonografias, 1,4 mil exames de papanicolau, 2 mil eletrocardiogramas, mil radiografias, 100 tomografias e 3 mil exames oftalmológicos, garantindo um atendimento amplo e de qualidade.