Durante as ações de fiscalização, realizadas no sábado (07/11) e no domingo (08/11), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) autuou 74 condutores por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, 18 inabilitados, três com a CNH vencida e 77 por motivos diversos.
LEIA MAIS
Macaco aparece morto em São Sebastião e faz saúde se mobilizar contra febre amarela
Os 77 flagrantes de alcoolemia registrados no final da semana, acendeu o preocupante alerta das autoridades de trânsito.
De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, o objetivo das campanhas de fiscalização de finais de semana, visam diminuir ou zerar a presença de condutores alcoolizados nas vias do DF.
Saiba o que diz a lei
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está prevista no artigo 306 a autuação em flagrante quando o bafômetro constatar direção sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa, podendo haver prisão em flagrante dependendo da quantidade constatada pelo bafômetro, detenção esta afiançável se não houver vítimas fatais.
As punições incluem ainda a aplicação de multa, no valor de R$ 2,9 mil, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que leva sete pontos pela infração, e abertura de processo administrativo, que pode acarretar em uma suspensão temporária ou permanente da permissão para dirigir.
As penalizações, exceto a prisão, também ocorrem quando o condutor se recusa a fazer o teste, e então é diretamente conduzido à delegacia mais próxima para a lavratura do auto de infração.
Você precisa fazer login para comentar.