O ASSUNTO É

Macaco aparece morto em São Sebastião e faz saúde se mobilizar contra febre amarela

Publicado em

A Secretaria de Saúde (SES) promove, a partir desta segunda-feira (9), uma ação de bloqueio vacinal contra a febre amarela em São Sebastião.  O motivo foi a confirmação, na quinta-feira (5), da morte de um macaco próximo ao bairro São José que estava com a doença.

LEIA MAIS

Ibaneis sanciona novo Refis para ajudar no resgate da economia do Distrito Federal

A ação desta segunda-feira começou  às 9h, nas quadras, ruas e chácaras dos bairros São José, São Francisco, Morro da Cruz, Vila Nova, Núcleo Rural Zumbi dos Palmares e na Avenida Central.

Caso os moradores não tenham sido vacinados contra a Febre Amarela, as doses serão aplicadas na casa das pessoas pelos profissionais de saúde.

Todos aqueles que não tiverem recebido as doses necessárias ou não se lembrarem se já foram imunizados deverão ser vacinados.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, esclarece que o objetivo da medida é fazer um bloqueio vacinal em São Sebastião como forma de prevenção.

“O trabalho poderá se estender durante a semana, a depender da situação. Ao mesmo tempo, uma equipe vai fazer uma busca ativa por mais corpos de macacos em toda a região”, ressaltou.

A morte de um primata não humano (PNH) em determinada área é um dos principais indícios de circulação do vírus em regiões de matas e florestas. Portanto, eles são indicadores importantes para vigilância da febre amarela.

Valério explica que os macacos não transmitem essa doença. “Assim como os seres humanos, eles também são infectados pelo vírus, mas não podem contaminar pessoas com a doença”,

Óbito de macacos

Este foi o primeiro caso de óbito de macaco confirmado com a doença neste ano no Distrito Federal. A última ocorrência do tipo foi registrada em 2016.

O Distrito Federal, no último boletim do Ministério da Saúde sobre monitoramento de mortes de macacos, recolheu 69 macacos mortos para análise, sem a confirmação de caso positivo para a Febre Amarela.

Caso a população encontre macacos mortos, deve comunicar pelo telefone 99269-3673 ou pelo e-mail zoonosesdf@gmail.com.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

BRB chega a Alagoas e vai gerir folha dos servidores da prefeitura de Maceió

O Banco BRB será responsável pela gestão da folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Maceió pelos próximos 5 anos. A conquista é...

Mais Radar

Ministério abre adesão ao programa Agora Tem Especialistas

Hospitais, clínicas e empresas privadas ou filantrópicas que prestam serviços de...

Detran leva orientações a 3,1 mil pessoas no fim de semana no DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal impactou 3,1 mil pessoas...

Saúde anuncia 3 mil bolsas de residência e 500 vagas para especialista

No intuito de ampliar o número de médicos especialistas, o Ministério...

Investimentos em obras e diálogo: atuação de Dra. Jane no Paranoá e Itapoã

Com experiência como delegada, Dra. Jane Klebia tem atuado com foco nas necessidades do Itapoã e Paranoá. Já destinou mais de R$ 20 milhões para obras de mobilidade, drenagem e infraestrutura, e projeta novos avanços com a Feira Permanente e o Centro Olímpico.

Música: Projeto oferece curso gratuito a jovens de São Sebastião

Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para a seletiva do projeto Eu Sou Músico, que oferece formação musical aos participantes.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.