O ASSUNTO É

Faltam 16 dias para que os advogados do DF derrotem a “Velha Ordem”

Publicado em

A 16 dias para a realização da eleição da OAB-DF, a “chapa 10”, encabeçado pelo tributarista Guilherme Campelo, candidato a presidência da instituição, se fortalece em meio a maioria dos advogados.

O “Movimento da Nova Ordem” vai derrotar o  “jogo combinado” entre os dois grupos que comandam a “velha ordem” por quase 20 anos.

O crescimento da chapa 10, representa a reação da classe que não aceita a discriminação contra a maioria dos advogados, principalmente os iniciantes.

LEIA MAIS

Na Anafe, Campelo firma compromisso de reduzir anuidade da OAB-DF

Senão vejamos: de um lado, o atual presidente, que não quer largar o osso, tenta se reeleger.

Do outro lado, a candidata Thays Riedel julga que agora é a vez dela e de sua turma comandar a Ordem.

O que se viu durante todo esse longo tempo, foram gestões nada transparentes que nunca informam como e onde são gastos os mais de 32 milhões de reais arrecadados por ano.

Boa parte desse dinheiro provém da anuidade compulsória, paga pelos advogados.

Nestes 1 ano e nove meses de pandemia, provocada pelo novo coronavírus, no DF, os advogados quebraram literalmente, enquanto a OAB-DF e seus apaniguados ficaram bem.

Levantamento feito pelo Movimento Nova Ordem constatou, em gosto passado, que ao menos 65% dos escritórios de advocacia no Distrito Federal encerraram as suas atividades, por não conseguir se manter neste período pandêmico.

Mesmo no Lago Sul, onde estão estabelecidos as grandes bancas, cerca de 30% dos escritórios dispensaram funcionários e sociedades foram desfeitas.

A jovem advocacia foi a mais penalizada por falta de apoio.

A distribuição de cesta básica, foi o único gesto feito pela OAB-DF aos advogados que estavam passando necessidades. Ganhava a doação humilhante desde que estivesse quites com as suas mensalidades.

Ou seja: primeiro paga a anuidade de R$850 para depois ter direito à alimentação doada. Uma humilhação.

É com esse estado de coisas que o Movimento Nova Ordem se apresentou à classe, como uma alternativa nestas eleições do dia 21 de novembro.

O movimento constituído por advogados e advogadas, tem o objetivo de libertar a Instituição sequestrada por estes dois grupos há quase duas décadas e que querem continuar pendurados no poder.

O Dr. Guilherme Campelo, candidato da chapa 10, tem o compromisso de fazer uma gestão voltada a todos e não para alguns.

O primeiro compromisso da gestão, que irá renovar a OAB-DF, é cortar, pela metade, o valor da anuidade paga pelo advogado e subsidiar assinatura eletrônica e compras de equipamentos para os que estão iniciando na profissão.

Campelo tem o compromisso de abrir uma auditoria séria e independente, para investigar de que forma foram gastos o dinheiro arrecadado da instituição e criar um portal transparência para que o inscrito da Nova Ordem saiba como está sendo gasto o seu dinheiro.

A nova gestão de Campelo vai acabar com o tal “orçamento secreto” e jantares regados a vinhos, bem como  as viagens paradisíacas que só privilegia conselheiros mais chegados

Em fim, estamos a 16 dias de uma eleição que pode enterrar para a sempre a “velha e manjada ordem” e fazer ressurgir uma Nova OAB-DF que possa cuidar de todos os operadores do direito que atuam na capital federal.

*Dr. Carlos Araújo é advogado criminalista, pós-graduado em direito penal, diretor jurídico da multinacional Sambazon Alimentos e sócios proprietários da banca Medeiros & Souza Advogados

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Mais Radar

Central de Relacionamento 156 passará por manutenção no fim de semana

Entre as 18h desta sexta-feira (4) e a manhã de segunda...

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Zoológico de Brasília reabrirá ao público na próxima segunda (7)

O Zoológico de Brasília voltará a receber visitantes na próxima segunda-feira...

Mais de 120 mil famílias do DF poderão ter redução na conta de energia

Mais de 120 mil famílias de baixa renda do Distrito Federal...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.