De acordo com balanço da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o interesse pelos espaços culturais e bibliotecas públicas do Distrito Federal cresceu em 2025.
As unidades registraram quase 145 mil visitantes entre janeiro e setembro, sendo 98,4 mil usuários — um número 24,57% e 46,4 mil turistas, o que representa aumento de 6,69% na frequência desse público.
Os empréstimos de livros contam um aumento de 32,8%, totalizando mais de 18 mil livros. O levantamento inclui a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) e a rede de bibliotecas públicas coordenada pela unidade, composta por 24 equipamentos.
“O espaço está sendo mais conhecido. Muitas pessoas veem o prédio e nem acreditam que é uma biblioteca, até entrarem e descobrirem o serviço. Mas não só isso, a biblioteca também está fazendo vários eventos culturais. Saímos de um clube do livro para seis em um ano”, destaca a gerente de atendimento da Biblioteca Nacional de Brasília, Aline Alves.
Com mais de 60 mil exemplares, o acervo da BNB cobre todas as áreas do conhecimento e níveis de leitura, desde livros de filosofia até revistas em quadrinhos. A gerente reforça que o papel da biblioteca pública vai além do empréstimo de livros.
Outras ações incluem o programa de aulões gratuitos para o Enem, vestibulares e concursos, que já atendeu mais de 4 mil pessoas, além da implantação da Segunda Arena Gamer gratuita do Brasil, com 23 mil atendimentos.

