O ASSUNTO É

Em lançamento da Feira do Morango, governador celebra momento do agro no DF

Publicado em

A 27ª edição da Feira do Morango começa a partir do dia 1º e segue até o dia 10 de setembro, em Brazlândia. O Distrito Federal tem se destacado no cultivo da fruta, que se tornou tradição com festa própria na programação da cidade.

No lançamento do evento, a comunidade agro se reuniu na manhã dessa quinta-feira (24), no Salão Branco do Palácio do Buriti. O governador Ibaneis Rocha, secretários e deputados foram homenageados com placas de reconhecimento do apoio ao setor.

“Temos investido muito nas áreas rurais do Distrito Federal que estão ganhando infraestrutura para que as famílias que resolveram morar no campo tenham todas as condições de trabalho e de vida. Temos crescido cada vez mais na produção de frutas e no setor agrícola como um todo”, disse Ibaneis.

O governador também citou a implantação de pavimento nas áreas rurais, a criação do Instituto de Terras para regularização de terrenos e o avanço na construção e substituição dos canais de irrigação nas propriedades do campo.

“Até o último dia do mandato vamos continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas que adotaram o agronegócio como profissão”, ressaltou o chefe do executivo local.

Para Cleison Duval, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), esse é o momento de reforçar a importância do agro no Distrito Federal.

“Isso porque nós estamos falando apenas de três culturas da fruticultura, sem falar do restante da agricultura que é extremamente forte e pulsante. Hoje nós temos que agradecer o empenho do governo que, de fato, transformou as feiras de negócios do agro do DF, dando um salto na nossa produção”.

O secretário-executivo de Agricultura, Rafael Bueno destacou que o DF é o terceiro maior produtor de morango do Brasil, tendo relevância no abastecimento do Centro-Oeste.

Ele avalia que “a Feira do Morango é muito importante, como a da goiaba e da uva, porque elas projetam a produção do Distrito Federal para aquelas pessoas que estão na cidade, além de ajudarem na comercialização dos próprios frutos e se tornarem um centro de diversão e entretenimento para as famílias”.

A expectativa é receber até 500 mil pessoas durante os oito dias de evento, que terá a participação de 40 produtores locais. Atualmente, a região administrativa é responsável por 90% do cultivo de morango no DF.

SERVIÇO

Data: de 1º a 3 de setembro (sexta a domingo) e de 6 a 10 de setembro (quarta a domingo).

Hora: Nos dias 1º, 6 e 8, das 18h às 2h. Nos demais, das 10h às 2h.

Local: Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, km 13 – Brazlândia.

Entrada gratuita

Classificação Livre

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Leandro Grass: abandonado por Lula e ignorado pela petezada do DF

Isolado dentro do PT-DF, o professor Leandro Grass, presidente do IPHAN, enfrenta resistência e constrangimentos após deixar o PV. Visto como “pato feio”, já sofre vetos a 2026 e críticas por erro estratégico.

Mais Radar

Veículos de transporte por aplicativos do DF terão selo eletrônico em QR Code

Para proporcionar mais comodidade ao passageiros, os veículos que fazem transporte...

Brasília ganha selo de cidade mais inteligente do Centro-Oeste

O ranking Connected Smart Cities (CSC) 2025 coloca Brasília como a...

Distrito Federal lidera ranking de segurança viária no Brasil, aponta estudo nacional

O Distrito Federal foi classificado como o local mais seguro do...

UnDF abre vagas para mestrado acadêmico em ciências da saúde

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lançou, nesta terça-feira (23), edital...

GDF intensifica trabalhos preventivos contra a violência no ambiente escolar

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou uma reunião...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.