Os estudantes do 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) começarão a receber os pagamentos do incentivo-matrícula a partir do dia 25 de setembro. O benefíco corresponde ao ensino médio, para quem se encaixa nos critérios do programa Pé-de-Meia.
O objetivo do projeto é reduzir a evasão escolar e oferecer suporte financeiro aos estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF). O regulamento do MEC garante o incentivo financeiro-educacional aos estudantes da EJA com idades entre 19 e 24 anos.
Os titulares devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham renda, por pessoa, de até meio salário mínimo e atendam aos demais critérios de elegibilidade.
“O principal objetivo do Pé-de-Meia é promover tanto o acesso quanto a permanência na escola, combatendo a evasão e o abandono escolar. Isso tem um impacto direto na formação dos estudantes, especialmente da EJA”, ressalta a diretora da EJA da Secretaria de Educação, Lilian Sena.
Não é necessário fazer inscrição, enviar dados ou fazer qualquer pagamento de taxa para receber o Pé-de-Meia. Caso esteja dentro do público do programa, a Caixa Econômica abre, automaticamente, a conta do beneficiário, para que os pagamentos sejam recebidos.