O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). O projeto acontece em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e selecionará 130 propostas de cursinhos populares gratuitos.
Os cursos são voltados a preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares que dão acesso às instituições de ensino superior. As inscrições poderão ser feitas no portal Prosas até o dia 6 de maio.
Terão prioridade os cursinhos populares que não recebem apoio financeiro direto ou indireto. A ideia é garantir suporte técnico e financeiro para a preparação dos estudantes da rede pública. A relação com todos os inscritos deverá ser divulgada em 7 de maio.
A preferência é para os desfavorecidos, em especial negros, indígenas e pessoas com deficiência, que buscam ingressar no ensino superior.
As propostas dos cursinhos deverão estar alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e ao conteúdo programático do Enem, com carga horária mínima de 20 horas semanais.
“Em um país marcado pela desigualdade, são nesses espaços, em conjunto com a política de cotas, que se constroem estratégias e ferramentas para avançar na educação superior para juventude periférica”, afirma o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva
Também é necessário contemplar atividades complementares de promoção da saúde e de formação antirracista, anticapacitista e de promoção da cidadania.