As inscrições para o programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros seguem abertas até esta quarta-feira (30). O projeto seleciona estudantes do ensino médio da rede pública para uma experiência dentro do Senado Federal.
As escolas da rede pública devem selecionar a melhor redação e enviar para a coordenação regional de ensino (CRE). A ideia é incentivar a reflexão sobre política, democracia e cidadania. Este ano, a semana de vivência legislativa será de 18 a 22 de agosto.
São 27 participantes, sendo um de cada estado brasileiro e um do Distrito Federal. Todos participam da vivência ao lado do professor orientador. Os selecionados participam do concurso de melhor redação sobre o tema Emergência climática: pense no futuro, aja no presente.
O texto precisa ter entre 20 e 30 linhas e seguir as regras do Guia de Redação 2025, além de ter sido feito em sala de aula.
Para participar, é preciso estar matriculado no ensino médio da rede pública, ter no máximo 19 anos completos até 31 de dezembro de 2025 e ter disponibilidade no período da semana de vivência legislativa.
As três melhores redações serão selecionadas pela Secretaria de Educação de cada unidade da Federação para serem encaminhadas ao Senado Federal. Os vencedores serão anunciados dia 27 de junho.