Acompanhando as alterações nos currículos do ensino médio em todo o país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá mudar nos próximos anos. Porém, a mudança ainda deve demorar.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, um novo modelo poderá começar a ser aplicado apenas a partir de 2025, depois de ser amplamente discutido.
O Enem é composto, atualmente, por provas de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza que, juntas, somam 180 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma prova de redação.
O novo ensino médio foi aprovado em 2017, e passou a ser implementado nas escolas públicas e particulares no ano passado. A previsão era que o Enem também mudasse, em 2024, para se adequar ao novo modelo.
Agora, parte das aulas é comum a todos os estudantes e na outra parte da formação, os próprios estudantes podem escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado.
As opções permitem ênfase nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico. A oferta de itinerários depende da capacidade das redes de ensino e das escolas brasileiras.
O Enem deverá começar a ser reformulado a partir do ano que vem, para que as mudanças oficiais passem a valer a partir de 2025. As discussões devem ocorrer dentro dos debates do Plano Nacional de Educação (PNE).